UBS Vila Prudente organiza campanha do agasalho


Caixa personalizada convidava usuários e pacientes a participarem da campanha do agasalho 

Oficialmente, o inverno começa em 21 de junho de 2022, mas o frio já tem afetado a população, em especial as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Sensível a esta realidade, a UBS Vila Prudente, em São Paulo, mobilizou uma campanha para a arrecadação de agasalhos.

A ação arrecadou cerca de 150 peças entre moletons, calças e cobertores. Os itens foram distribuídos a moradores da Comunidade Haiti, onde cerca de 300 pessoas são acompanhadas pela equipe de Estratégia de Saúde da Família da UBS. A população em situação de rua do entorno também foi alvo da ação solidária, devido à exposição às baixas temperaturas e consequente risco de morte - sim, pessoas podem morrer de frio. Isso porque, se o frio é muito extremo, a capacidade de ajustar a temperatura interna do corpo fica comprometida, podendo levar à óbito. 

“Conseguimos que as doações chegassem a pessoas em situação de rua que relataram ter dificuldades de conseguir vagas em Centros de Acolhida, além de pessoas que são atendidas na UBS que estão em situação de extrema vulnerabilidade”, ressalta Kety Scarassati, gerente da UBS.


Os Agentes Comunitários de Saúde organizaram as doações aos usuários atendidos pela UBS

As peças de roupa foram doadas por profissionais e usuários da UBS e do Hospital Dia Vila Prudente, sendo que as doações ainda podem ser feitas durante todo o inverno. 

“Todos os serviços de saúde estão em campanha de agasalho, e fazer com que essas doações cheguem a quem mais precisa é gratificante, muitos deles acompanhados pela UBS e ESF. É um ato de solidariedade que precisamos fazer pelo próximo”, comenta Gabriela de Mello, Agente Comunitária de Saúde.

A UBS Vila Prudente é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

Participe

Tem condições e deseja ajudar quem precisa neste inverno? Clique aqui para mais informações.