- Detalhes
- Publicado em Terça, 14 Junho 2022 16:16
- Acessos: 206
Obesidade infantil foi tema de orientações no Hospital Infantil de Fortaleza (HIF)
As orientações feitas pela nutricionista Tays Santos e pela psicóloga hospitalar Nágila Santos alcançaram pacientes e acompanhantes do HIF
Em junho acontece o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil (03/06), data voltada para alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para combater o excesso de peso no público infantil, problema que, apesar de pouco abordado pela mídia, merece atenção. Isso porque, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2025, o número de crianças obesas no mundo pode chegar a 75 milhões.
Diferente do que algumas pessoas acreditam, o sobrepeso em bebês e crianças não é sinônimo de saúde. Ao contrário, a obesidade é uma doença crônica e que pode contribuir para o surgimento de outras enfermidades, como diabetes, pressão alta, colesterol elevado e má formação do esqueleto - daí a importância de alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de ensinar as crianças a adquirirem hábitos saudáveis desde os primeiros anos de vida.
No Hospital Infantil de Fortaleza (HIF), a equipe aproveitou a data temática para abordar o assunto com familiares, acompanhantes e pacientes internados na unidade, ressaltando que a melhor atitude para evitar o peso excessivo é a prevenção, por meio de hábitos que devem ser adotados pela família toda.
“[A iniciativa] foi importante para conscientizar os responsáveis sobre seus próprios hábitos alimentares e como isso influencia na alimentação das crianças. A ação foi esclarecedora e trouxe reflexão sobre os hábitos alimentares no contexto familiar”, comenta Nágila Santos, psicóloga hospitalar.
Segundo especialistas, ao menos duas atitudes são essenciais para manter o peso ideal e evitar problemas de saúde:
- Adotar uma alimentação saudável
- Praticar atividades físicas regularmente
A psicoterapia é outro recurso que promete ajudar a evitar o apetite descontrolado causado pela ansiedade, já que é comum usar a comida como fuga das emoções.
Além destas orientações, realizadas na ala de internação do HIF, a equipe ressaltou quais alimentos devem ser inseridos diariamente no cardápio:
- Frutas, legumes e verduras
- Carnes
- Leite e derivados
- Água (cerca de sete copos)
Quanto ao que deve ser evitado, são os alimentos ultraprocessados (biscoitos, sorvetes, refrigerantes, produtos congelados prontos para consumo e guloseimas em geral). Em resumo, segundo o Ministério da Saúde, a regra de ouro é preferir alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.
“A educação em saúde é uma maneira de trazer conhecimento de maneira simples, objetiva e prática para os usuários, e isso transforma a realidade. Desenvolver esta ação foi bastante significativo, pois aproxima a equipe do usuário, o que possibilita relações mais horizontalizadas, gerando impacto sobre os modos de ser e existir”, pontua Nágila.
Ao final das orientações, foram distribuídos panfletos informativos para que os usuários pudessem consultar em caso de dúvidas. Clique aqui para acessar o material.
O Hospital Infantil de Fortaleza é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.