Mesmo local, nova aparência

UAPS Régis Jucá promove revitalização de espaço
 
 
regis1
 
Mudas de flores foram plantadas onde antes era usado para o descarte incorreto de resíduos 
 
 
O cuidado com o meio-ambiente é fundamental para a vida, já que está intimamente ligado à nossa saúde – daí a importância de promover constantemente a conscientização e a sensibilização da população.

Para além das palavras, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Régis Jucá, em Fortaleza, partiu para a prática e realizou a revitalização de uma calçada que até então vinha sendo utilizada como ponto de descarte de resíduos.

A ação, encabeçada pelas Agentes de Promoção Ambiental (APAs), contou com a participação da equipe da UAPS, de um morador da região e dos Agentes Comunitários de Saúde, e consistiu em duas etapas concomitantes. A primeira foi a limpeza do local e a segunda o plantio de palmeiras e flores em pneus pintados. 
 
 
regis2
 
Plantio de palmeira
 
 
O objetivo é que, ao perceber que o local foi limpo e decorado, a população se sinta inibida para descartar resíduos naquele espaço. Assim, além de incentivar os moradores do entorno a descartar o lixo corretamente, é combatida a proliferação de animais que são transmitidos pela sujeira e que transmitem doenças como dengue e leptospirose.

“A ação foi bastante relevante porque ajuda a mudar os hábitos errados de colocar lixo nas ruas e a valorizar o meio-ambiente”, afirma Natalia Carmo do Nascimento, Agente de Promoção Ambiental.
 
 
rgis3
 
Calçada durante a limpeza e o plantio
 
 
A UAPS Régis Jucá é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde