Combate à COVID no Rio de Janeiro

Hospital Municipal Pedro II promove capacitação
 
 
pedro01
 
Orientação sobre higienização das mãos
 
 
Em tempos de pandemia da COVID-19, a prevenção e o cuidado não são exagero, especialmente quando se trata de uma unidade de saúde. No Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Pedro II vem realizando continuamente a capacitação de todos os profissionais e reforçando a importância de manter as medidas de prevenção ao Coronavírus, independente do cenário atual em relação ao número de contágio.

O treinamento, realizado pela Equipe de Segurança do Trabalho, Analista Ambiental e Enfermeira de SCIH (Serviço de Controle de Infecções Hospitalares), aborda temas como: higienização correta das mãos, uso correto das máscaras de proteção PFF2/N95 e descarte correto dos resíduos.

Quanto à importância da higienização correta das mãos, abordada pelo SCIH, é reforçada na capacitação pois, além de combater a proliferação de diversas doenças e de prevenir infecções hospitalares, trata-se de uma das principais medidas de prevenção da COVID-19.

Dando sequência às explanações, a Equipe de Segurança do Trabalho aborda a importância do uso da máscara PFF2/N95 (modelos utilizados pelos profissionais da saúde) quando os funcionários realizam procedimentos que possam gerar aerossóis por pacientes suspeitos ou acometidos pela COVID-19.  
 
 
Pedro 02
 
Reforço das orientações sobre o uso correto da máscara PF2/N95 
 
 
E para encerrar, a Analista Ambiental do HMPII pontua sobre o descarte correto dos resíduos, visto que quando feito incorretamente pode impactar na proliferação do Coronavírus e de outros microrganismos que circulam em um ambiente hospitalar. Na ocasião, são reforçadas as regras do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), que determina como e onde cada tipo de resíduo gerado (químico, biológico, perfurocortante, comum, etc) deve ser descartado.

Segundo Leandro Flores da Cunha, Técnico em Segurança do Trabalho, o treinamento vem sendo elogiado e houve participantes que ressaltaram que a ação é de extrema importância para agregar conhecimento e sanar dúvidas dos profissionais.

O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde