Hospital Amparo Maternal

Com atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mais de 80 anos de história, no Hospital Amparo Maternal, humanização é a palavra de ordem – desde o acolhimento na recepção até o grande momento do parto.

É o respeito pelas pacientes que conduz as ações do Hospital Amparo Maternal e faz com que a maternidade sempre busque desenvolver seus profissionais, implantar novas tecnologias, adequar ambientes e aumentar, a cada dia, a qualidade dos serviços oferecidos. É humanizar para melhor atender. É criar vínculos com pessoas e empresas que acreditem no trabalho da organização e possam, também, ajudar na construção de novas histórias de sucesso.

Parto Humanizado

Humanização é uma filosofia disseminada de diversas formas no Hospital Amparo Maternal. Humanização não é a proibição disso ou daquilo, mas sim um método de opções viáveis para um parto seguro, os quais são decididos pelos profissionais em conjunto com a parturiente e sua família.

Autonomia da gestante

Dentro de uma estrutura apropriada, com equipamentos adequados e atendimento individualizado, a parturiente tem suas vontades respeitadas e atendidas sempre que possível. Ela escolhe como quer ter seu bebê, tem o direito a um acompanhante de sua escolha durante todo o período de permanência na maternidade e este acompanhante tem o privilégio de poder cortar o cordão umbilical do recém-nascido, quando possível.

A mãe recebe em seus braços, logo após o nascimento, o filho, com o qual tem o contato pele a pele para fortalecimento do vínculo mãe-bebê. Um amor transcendente também nasce nessa ocasião. É desta hora em diante que a mãe vai compreender, de fato, o quão importante é o estímulo ao aleitamento materno, para prevenir doenças e fortalecer o seu bebê.

Plano de Parto

Uma das formas de se humanizar o parto é aceitar e respeitar o plano de parto, uma carta - ou uma simples lista - onde a gestante relaciona tudo o que gostaria ou não gostaria que acontecesse em seu parto. Com essas informações, a equipe assistencial pode conhecer um pouco mais a parturiente e saber antecipadamente das suas necessidades, crenças, anseios e receios. O Hospital Amparo Maternal incentiva, discute e propõe melhorias no plano de parto num constante diálogo com a mulher.

Faça aqui o download do modelo proposto pela maternidade.

Diferenciais

- Programa de Humanização do Parto e Nascimento
- Presença integral do acompanhante
- Acolhimento materno com classificação de risco obstétrico
- Sala de Ordenha de Leite Humano
- Cartório de Registro Civil
- Programa de Incentivo ao Aleitamento Materno

São diversas as iniciativas desenvolvidas com o objetivo de oferecer às pacientes uma assistência digna e de qualidade, tais como:

Atendimento ambulatorial

- Diagnóstico por Imagem (exames de Ultrassom Obstétrico, Pélvico e Transvaginal, Ecocardiografia Fetal e Exames Radiológicos)
- Exames Laboratoriais – Análises Clínicas e Anatomopatológico
- Pronto Atendimento Obstétrico
- Agência Transfusional da COLSAN
- Serviço de Ouvidoria/SAC
- Teste do Pezinho, Orelhinha, Olhinho, Coraçãozinho e Linguinha
- Primeira Vacina: Hepatite B e Vacina BCG

Estrutura

O Hospital Amparo Maternal conta com:

- 68 leitos de Alojamento Conjunto
- 18 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
- 10 leitos de UTI Neonatal
- 08 leitos de indução de trabalho de parto
- Centro de Parto Normal com 06 quartos de PPP
- 01 sala de emergência

O Hospital também conta com três salas amplas de Centro Cirúrgico, equipadas e preparadas para atender demandas cirúrgicas, quando necessário.

Confira abaixo as perguntas e respostas para saber mais sobre o Hospital Amparo Maternal: 

 
Horário de visitas: 14h às 20h
 
Enxoval da gestante e do bebê (clique aqui)
 
Serviço:
Hospital Amparo Maternal
Rua Loefgren, 1901 – Vila Clementino
(11) 5089-8277 / 8294