Data Publicação: 22/08/2025
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Promovida pelas Comissões de Sustentabilidade locais, a ação teve como objetivo a elevação da qualidade do ar, a conservação do solo e a regulação térmica
As Comissões de Sustentabilidade das Clínicas de Família Medalhista Olímpico Ricardo Lucarelli Souza, Amaury Bottany, Padre Marcos Vinício Miranda Vieira e José Antônio Ciraudo, promoveram um mutirão de plantio de mudas nas respectivas unidades de saúde.
As unidades participantes foram escolhidas de maneira a representar cada região em que a SPDM/PAIS atua administrando 98 serviços da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Tendo como tema "As mudanças climáticas e o impacto na saúde humana", além do plantio de mudas de árvores nativas, entre Ipê Amarelo e Grumixameira, a ação contou com orientações sobre as mudanças climáticas e seus impactos diretos na saúde humana.
Ao final da atividade, que contou com a participação de mais de 60 pessoas, foram distribuídas mudas e adubo orgânico para os pacientes, incentivando o plantio e o cuidado com o meio ambiente também fora do serviço de saúde. No total, entre a distribuição à população e o plantio nas unidades, foram 50 mudas.
"A iniciativa trouxe benefícios ambientais como a melhoria da qualidade do ar, conservação do solo, aumento da biodiversidade e redução da temperatura local. Também promoveu a conscientização ambiental e o engajamento da comunidade. Como resultado, a área foi revitalizada e houve um fortalecimento do compromisso coletivo com a sustentabilidade", ressalta Keylla Pereira, analista ambiental.
As Clínicas de Família mencionadas são unidades da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).