Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Dia da Água

Preservação da água é tema de ações em unidades de saúde de Fortaleza

Data Publicação: 11/04/2022

Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS

É sabido que a água, essencial à vida, é um elemento considerado escasso na natureza. Isso porque, apesar de a Terra ser composta por 70% de água, apenas 1% deste volume é considerado apto para consumo, segundo o Fundo Mundial Para a Natureza (WWF). Por isso a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de preservação desse bem - o que é feito de forma intensa especialmente no Dia Mundial da Água (22/03).

Em unidades de saúde de Fortaleza (CE), a data foi comemorada com palestras, atividades lúdicas, decoração temática e distribuição de informativos sobre desperdício de água em ambiente residencial e corporativo. Segundo a Sabesp, uma torneira mal fechada, por exemplo, pode desperdiçar mais de 30 mil litros de água - o suficiente para abastecer 4 escolas inteiras com 240 alunos.

Aprendizado e descontração

No Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição (HDNSC) e nas Policlínicas Dr. Lusmar Veras Rodrigues e Dr. João Pompeu Lopes Randal foram realizadas visitas pelas alas da unidade com a apresentação de dados sobre desperdício de água e divulgação de dicas práticas para redução do consumo de água.

A iniciativa do Hospital contou ainda com a distribuição de caças-palavras relacionados ao tema, a fim de facilitar a assimilação do conteúdo de maneira lúdica. Além disso, no refeitório foi servido como sobremesa do dia gelatina na cor azul, em alusão à cor dos oceanos.

"Excelente a ação conduzida com foco no consumo consciente da água. Esse recurso tão precioso e indispensável para a sobrevivência cada vez tem ficado mais escasso pelo desperdício contínuo e poluição em decorrência da ação humana. Ações educativas como a realizada no HDNSC podem semear a conscientização além das fronteiras colaborador x Instituição", observa Angelo Cesar Moura, Selecionador.

A Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Dr. Eduardo Régis Monte Jucá realizou uma encenação para chamar a atenção dos usuários. A Agente de Promoção Ambiental (APA) do serviço caracterizou-se de água, a fim de abordar o tema também de forma visual, e foram entregues informativos em forma de gota.

Na Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, além de palestras na sala de espera, a equipe realizou uma atividade para que os usuários refletissem se era mito ou verdade. Para incentivar a participação, foram distribuídos chocolates e pirulitos. Quanto aos profissionais, a Comissão de Sustentabilidade expôs em áreas estratégicas do serviço informações sobre preservação da água e realizou um quiz on-line de perguntas e respostas sobre o assunto. Os que se saíram melhor no jogo receberam um copo personalizado como incentivo para substituir o uso do copo descartável.

"Ações como essa são de extrema importância, pois preservar os cursos de água e usá-los de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável. Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água", observa Rafaelle Pereira Lima, Enfermeira da Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele.

A UAPS Jangurussu também aderiu à campanha em prol do uso consciente de água com palestra e entrega de material educativo.

E as iniciativas já deram frutos. Segundo organizadores, após as orientações, uma das usuárias presentes se comprometeu a trocar a torneira de sua casa após compreender que era ela a responsável pelo aumento da conta de água.

Confira algumas dicas para que você também economize água no dia a dia:

" Reduza o banho para cinco minutos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa; " Não utilize o vaso sanitário para descarte de lixo - isso exige maior volume de água; " Lave o carro com balde ao invés de mangueira; " Vale a mesma orientação acima para lavar a calçada; " Feche a torneira enquanto ensaboa a louça; " Só ligue a máquina de lavar roupas quando ela estiver cheia; " Feche bem torneiras e chuveiros.

As unidades citadas na matéria são da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, organização social de saúde.