Data Publicação: 20/08/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Iniciativa buscou sensibilizar e capacitar profissionais de saúde para identificar sinais de violência e oferecer acolhimento adequado
O Hospital Dia Vila Prudente, em São Paulo, realizou uma ação interna voltada para o Agosto Lilás, movimento nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. O objetivo foi sensibilizar e capacitar os profissionais da unidade para a identificação e o manejo de situações de violência que forem identificadas durante atendimento no HD.
Embora os serviços ambulatoriais não tenham a mesma visibilidade que os atendimentos hospitalares emergenciais, eles são fundamentais para a detecção precoce de situações de violência.
"Levar o tema da violência contra a mulher para a equipe do serviço ambulatorial é uma ação fundamental, especialmente em contextos como o de um Hospital Dia, onde muitas vezes as situações de violência não se apresentam de forma tão explícita quanto em outros serviços de saúde", ressalta Fernanda Fedorghcyn, assistente social.
A equipe foi orientada a reconhecer os diferentes tipos de abuso " físico, psicológico, sexual e financeiro " e a adotar condutas adequadas para oferecer atendimento humanizado e realizar os encaminhamentos necessários.
Foi apresentado o fluxograma interno de atendimento às vítimas e reforçados os protocolos de acolhimento de enfermagem com apoio psicológico, fortalecendo a rede de escuta e suporte dentro da unidade.
"A importância de sensibilizar e capacitar os profissionais para reconhecer os sinais de abuso, entender os tipos de violência e saber como agir de maneira adequada vai além do simples conhecimento técnico. Trata-se de um compromisso com a saúde integral da mulher, que inclui não apenas o cuidado físico, mas também o emocional e psicológico", comenta Fernanda.
Além de aumentar a segurança e o bem-estar das pacientes, ações como essa favorecem também os profissionais de saúde, que passam a atuar de forma mais confiante e preparada. O resultado é um ambiente de cuidado mais humanizado, que ajuda a quebrar o ciclo de violência e promove a recuperação integral das vítimas.
O Hospital Dia Vila Prudente é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).