Data Publicação: 08/08/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
"Hora de ouro" fortalece o vínculo entre mãe e bebê e promove benefícios duradouros à saúde
Agosto é o mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno. Conhecido como Agosto Dourado, a campanha reforça a importância do leite materno como alimento essencial nos primeiros anos de vida. A cor dourada simboliza o padrão "ouro" de qualidade do leite materno, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), por seus inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos.
No Brasil, a campanha foi instituída pela Lei Federal nº 13.435/2017, e mobiliza profissionais de saúde, instituições e famílias para apoiar e proteger o direito de amamentar.
O leite materno, oferece todos os nutrientes e anticorpos que o bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, fortalece o sistema imunológico, contribuindo para o desenvolvimento emocional e cognitivo, e previne doenças tanto na infância quanto na vida adulta.
"Amamentar é um ato de amor na sua essência mais pura. É sentir que, mesmo fora do ventre, meu filho continua sendo parte de mim. É nutrir, acolher e proteger com o meu próprio corpo. Com meu primeiro filho, prematuro de 36 semanas, enfrentei o desafio com o coração apertado e as mãos trêmulas, mas seguimos juntos. Amamentei até os dois anos e, hoje, vejo nos olhos dele a força de cada gotinha de leite que ofereci com tanto amor", contou Savia Silva, usuária do Hospital Amparo Maternal.
Para as mães, os benefícios também são significativos: a amamentação ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de câncer de mama e ovário, e estreita os laços com o bebê.
"O leite materno salva vidas, transforma histórias, fortalece vínculos", finaliza Savia Silva.
A Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. A partir daí, outros alimentos devem ser introduzidos, mas o leite materno deve continuar até, pelo menos, os 2 anos de idade.
Curiosidade que salva vidas:
O Brasil é referência mundial em doação de leite materno. Um único frasco de 200 ml pode alimentar até 10 bebês prematuros. Se você está amamentando e produz leite em excesso, doe!
" Saiba como doar: Clique aqui
Está com dificuldades para amamentar?
Procure a unidade de saúde mais próxima. Profissionais capacitados podem oferecer orientações, acolhimento e apoio para tornar esse momento mais tranquilo e saudável para você e seu bebê.