Data Publicação: 06/08/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Iniciativa proporciona qualidade de vida para os trabalhadores
A UBS Iguaçu Maria José Mariano da Silva, que atende a região de Sapopemba, no município de São Paulo, realizou mais uma edição do Catadores Saudáveis - por meio da iniciativa da prática incorporada do PAVS - Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, evento voltado para a promoção da saúde dos catadores de recicláveis.
Os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel importante na sociedade ao realizarem um trabalho que demanda paciência e força física. Eles percorrem a cidade em busca de materiais recicláveis, que são posteriormente levados a pontos de coleta. Atualmente 55 catadores são cadastrados no projeto.
Por meio da iniciativa do projeto, é possível cuidar do meio ambiente retirando das ruas e locais abandonados resíduos que serão reutilizados ou transformados em novos objetos.
"O Evento da Prática Incorporada PAVS Catadores Saudáveis tem a proposta de proporcionar acesso facilitado aos atendimentos da atenção básica e a ações de prevenção e promoção da saúde, no próprio território onde os catadores atuam. Tudo é pensado para acolher, respeitar e cuidar desses profissionais, que por vezes, podem encontrar barreiras para acessar os serviços de saúde", explica Élen Soares, gestora ambiental do PAVS na região de Vila Prudente/Sapopemba.
A UBS junto com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) Vila Prudente/Sapopemba, contou o apoio de diversos profissionais da UBS que ofereceram serviços de prevenção e promoção à saúde como: massagem, escalda-pés, avaliação da saúde bucal, vacinação, teste rápido, estações de saúde ambiental, ginástica laboral, dança e outras atividades.
As UBS Iguaçu é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).