Data Publicação: 30/07/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Atividade teve como foco estimular a criatividade dos pais junto com as crianças e reforçar a importância da proteção ao meio ambiente.
O brincar na educação infantil é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. É através do brincar que a criança explora o mundo, constrói conhecimentos, desenvolve habilidades sociais e emocionais, e exercita a criatividade e imaginação.
No Centro Especializado em Reabilitação (CER) III Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Sapopemba, em São Paulo, não é diferente, a ideia de criar um espaço onde os pais/responsáveis possam participar de forma ativa na confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis. A atividade teve como foco estimular a criatividade dos pais junto com as crianças e reforçar a importância da proteção ao meio ambiente.
A prática da reciclagem é um ato de responsabilidade social e ambiental, além de promover a conscientização sobre consumo sustentável.
"A criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis incentiva as crianças a pensarem fora da caixa, atribuindo um novo propósito ao que seria descartado. Essa iniciativa busca despertar o interesse pela sustentabilidade, além de promover a criatividade e a imaginação das crianças", disse Kátia Silene Bellangero, fonoaudióloga no CER III.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, contribuindo para habilidades físicas, sociais, emocionais e cognitivas.
Além de fortalecer os vínculos familiares e promover a autoestima, o ato de brincar estimula a comunicação, a interação social e a resolução de conflitos.
"A ideia da ação, apesar dos desafios que enfrentamos, principalmente por trabalharmos com pacientes que possuem deficiência, continua com o objetivo de oferecer experiências enriquecedoras, inclusivas e que promovam bem-estar e participação de todos.", finaliza Patrícia Silva de Alcântara " Dona de casa, mãe de paciente.
O CER III APD SAPOPEMBA é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).