Data Publicação: 30/07/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
No dia 15/07, o PAVS das UBS Reunidas I e UBS Iguaçu uniram forças em promover uma ação na Casa do Parto Sapopemba, com roda de conversa sobre mudanças climáticas com as gestantes, a partir de uma oficina de bordado em folhas.
Durante o encontro, algumas gestantes bordaram o nome de seus bebês nas folhas, em um momento de acolhimento, cuidado e conexão com o meio ambiente.
O bordado de folhas é uma técnica artesanal que utiliza folhas da árvore 'falsa seringueira', que são resistentes e permitem a costura, possibilitando a criação de representações visuais de acordo com a criatividade de cada participante.
A ação mostrou que falar sobre mudanças climáticas não precisa ser algo distante ou abstrato. Ao abordar o tema de forma lúdica, foi possível refletir sobre a importância das árvores e seus serviços ecossistêmicos, como a melhoria da qualidade do ar, a regulação da temperatura e a promoção de um ambiente urbano mais saudável " impactos que dialogam diretamente com a saúde da população.
No contexto do SUS, atividades como essa fortalecem a promoção da saúde integral, mostrando que cuidar do meio ambiente é também cuidar das pessoas.
O clima, a poluição e a degradação ambiental têm impactos diretos sobre doenças respiratórias, cardiovasculares e na qualidade de vida. Por isso, ações educativas e criativas dentro das unidades de saúde são fundamentais para sensibilizar a comunidade.
A APA e usuária do SUS, Stephanie Desiree, explicou: "Estar na Casa do Parto foi como um sonho realizado! É um lugar tranquilo, onde a mulher se sente acolhida e valorizada. É incrível ver que o cuidado vai além do bebê e envolve também o nosso bem-estar e o ambiente que nos cerca".
As unidades que promoveram a ação pertencem à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).