Data Publicação: 23/07/2025
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A SIPAT é uma exigência legal para empresas que possuem a CIPA, conforme a NR-5 do Ministério do Trabalho e Previdência.
Em São Paulo, algumas unidades de saúde promoveram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância da segurança e saúde no ambiente de trabalho.
A atividade, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) , ofereceu palestras, treinamentos e atividades focadas no cuidado integral, incluindo temas como saúde do trabalhador, saúde mental, segurança do paciente, metas institucionais e sustentabilidade.
A UBS Milton Santos
Contou com momentos de aprendizado e bem-estar, entre eles:
Sessões de Lian Gong, incentivando o movimento consciente, a saúde física e o equilíbrio emocional.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, promovendo harmonia e qualidade de vida.
Reiki, técnica japonesa que busca o equilíbrio da energia vital e o bem-estar físico e mental.
Escalda-pés, proporcionando relaxamento, melhora na circulação e alívio de tensões.
Rodas de conversa, mensagens motivacionais e dinâmicas lúdicas, fortalecendo o engajamento da equipe.
"O evento foi muito bem recebido pelos profissionais, trazendo aprendizado, cuidado com a saúde mental e valorização do bem-estar de todos.", disse a Presidente da CIPA - Vanessa Dias de Brito Guilhoto.
UBS Sacomã
A unidade contou com uma programação de atividades de teatro, palestra com nutricionista, terapia, meditação com intuito de reduzir acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e promover saúde e segurança aos profissionais.
As Unidades de Saúde citadas acima, são da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).