Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Cardiotocografia

Hospital Amparo Maternal implementa encontros mensais para discussão de casos

Data Publicação: 08/07/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Objetivo é aprimorar a observação do exame para identificação precoce de complicações com o bebê ainda na barriga

O Hospital Amparo Maternal, em São Paulo, implementou a realização de encontros mensais para a discussão de casos da Cardiotocografia (CTG), exame que registra a atividade cardíaca do feto e as contrações uterinas em tempo real, revelando o estado de saúde do bebê.

Caso seja constatada alguma suspeita de comprometimento da vitalidade fetal, intervenções devem ser feitas imediatamente - daí a importância do exame, realizado de forma não invasiva por meio de um aparelho chamado cardiotoco. Além de ser realizado durante o trabalho de parto, ele pode ser realizado como ferramenta auxiliar na avaliação da vitalidade fetal.

Durante os encontros, as enfermeiras obstetras do Hospital apresentam casos clínicos reais para discussão técnica e prática de interpretação dos gráficos de CTG. Os debates são conduzidos por Jorge Kuhn,  Médico Professor do Departamento de Obstetrícia da Escola Paulista de Medicina, e os participantes são incentivados a compartilhar experiências sobre variações na frequência cardíaca fetal e contrações uterinas para análise conjunta. 

"A troca de conhecimentos durante as discussões tem sido essencial para o nosso desenvolvimento coletivo. As orientações do Dr. Jorge Kuhn trazem uma visão técnica e prática que ajuda a contextualizar as decisões clínicas no cuidado à gestante", observa Alessandra Timóteo, coordenadora de Enfermagem Obstétrica.

Implementada em 2023, a dinâmica das discussões mensais já tem apresentado resultados positivos, como a melhoria na comunicação entre a equipe e o fortalecimento do trabalho interprofissional entre médicos e enfermeiros.

"Como responsável pelas ações educacionais do Hospital Amparo Maternal, ter a oportunidade de organizar um evento como a discussão mensal de cardiotocografia é uma experiência extremamente enriquecedora. A ideia é criar um ambiente contínuo de aprendizado e integração entre os profissionais, fortalecendo a qualidade do cuidado obstétrico", afirma Ewerton de Abreu, enfermeiro de Educação Permanente.

O Hospital Amparo Maternal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).




Nossas redes:  Instagram    LinkedIn     YouTube     

Outras notícias

Nossas vagas

Prêmios e Certificações

x