Data Publicação: 29/05/2025
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Projeto promove humanização hospitalar com doações de livros para pacientes, acompanhantes e funcionários no Rio de Janeiro
Levar cultura, bem-estar e acolhimento para além dos cuidados clínicos é o objetivo do Clube do Livro, iniciativa do Hospital Municipal Pedro II (HMPII), unidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerenciada pela SPDM/PAIS. O projeto foi criado para estimular o hábito da leitura entre pacientes, acompanhantes e funcionários, por meio da doação e compartilhamento de livros no ambiente hospitalar.
A ação do hospital tem a proposta de oferecer aos pacientes internados " especialmente aqueles com mobilidade reduzida " momentos de distração, conhecimento e conforto emocional. O projeto também contempla funcionários, residentes, estagiários e profissionais em treinamento, incentivando o desenvolvimento pessoal e profissional com a presença de livros didáticos e técnicos.
"Essa iniciativa não apenas incentiva o hábito da leitura entre os profissionais, mas também promove o conhecimento, o que é essencial no nosso ambiente de trabalho", destaca Vitória Almeida, assistente administrativa.
A estante do Clube do Livro já ocupa espaço no hospital e conta com uma curadoria crescente graças às contribuições voluntárias. Com a boa adesão, os organizadores já planejam a expansão para outros pontos da unidade.
Segundo o diretor administrativo, Itamar C. Monteiro, o projeto busca "facilitar o acesso à educação, oferecendo livros a quem talvez não tivesse essa oportunidade, além de apoiar bibliotecas comunitárias e outras ações sociais".
Além do incentivo ao conhecimento, o Clube do Livro também é uma iniciativa de sustentabilidade, ao reaproveitar livros que seriam descartados, fortalecendo a cultura do compartilhamento. "Plantamos mais do que livros em uma estante. Plantamos ideias, sonhos e possibilidades", completa Fábio Melo, gerente administrativo e presidente do Centro de Estudos.
A campanha vem despertando entusiasmo entre os funcionários. Tawanne Mazotto, assistente administrativo, ressalta: "Sou apaixonada por livros desde que aprendi a ler e fico muito feliz em poder contribuir, doando livros e incentivando a leitura. Que o projeto inspire outras unidades a seguir esse caminho tão significativo."
Como ser um doador?
Para realizar sua doação, o hospital disponibiliza pontos de arrecadação na recepção, no térreo próximo à escada, no 10º andar e no Centro de Estudos. A unidade está localizada na Rua do Prado, nº 325 - Santa Cruz.
O Hospital Municipal Pedro II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).