Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Segurança do Paciente

Farmácia clínica do Hospital Infantil de Fortaleza intensifica boas práticas

Data Publicação: 18/03/2025

Redação: SARAH MARMO AZZARI

Ao longo de 2024, foram realizadas mais de 1.600 orientações farmacêuticas aos responsáveis pelas crianças, no momento da alta hospitalar.

A equipe de Farmácia do Hospital Infantil Dra. Lúcia de Fátima Ribeiro Guimarães Sá, em Fortaleza, intensificou as ações para melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos em pacientes. Foram realizadas mais de 1.600 intervenções com o objetivo de prevenir erros no uso de medicamentos em casa após a alta hospitalar, evitando uma nova internação ou outras complicações como recaídas e criação de resistência a antimicrobianos (medicação que inibe o crescimento de bactérias, vírus, fungos e protozoários).

Além disso, foram reforçadas as intervenções junto à equipe da unidade hospitalar, a fim de impedir possíveis erros de prescrição. "Tivemos avanços concretos no trabalho, reflexo das várias iniciativas de educação continuada e da atuação clínica dos farmacêuticos", ressalta Raquel Assunção, coordenadora de farmácia. 

As ações reforçam o compromisso do Hospital com as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, especificamente a Meta 3: melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. 

Além disso, a atuação em busca de melhoria contínua na assistência ao paciente coloca a unidade à frente no que diz respeito a um possível processo de acreditação no futuro. "Celebramos a evolução nos requisitos de acreditação hospitalar, que nos colocam cada vez mais alinhados aos padrões de excelência exigidos", comenta Raquel. 

Em relação à assistência farmacêutica, os processos contemplam, até o momento, 94% de conformidade; quanto à gestão de suprimentos e logística, o cenário atual é de 87,7% de conformidade. "Em ambas as áreas continuamos focados no aprimoramento. Estamos confiantes de que, com o trabalho contínuo da equipe, em breve conseguiremos atender integralmente todos os requisitos estabelecidos", acredita a coordenadora.

 Café com a coordenação

Para apresentar os resultados de 2024 e discutir novas práticas para 2025, foi realizado um momento de interação entre a equipe e a liderança da farmácia clínica.

Além de apresentar dados referentes ao ano que passou, o encontro teve como objetivo promover um ambiente de diálogo aberto entre profissionais e coordenação, proporcionando momentos de troca de experiências, exposição de dúvidas e até o compartilhamento de sugestões que possam gerar melhorias nos processos realizados pela farmácia.

"Foi um momento leve e enriquecedor, onde aprendemos e compartilhamos de forma descontraída. Foi uma ótima oportunidade para fortalecer a equipe e melhorar nossos processos", comenta Vitória Moraes, farmacêutica. 

Durante o encontro, também foram realizadas dinâmicas em grupo para fortalecer o trabalho em equipe.

"Trocamos experiências, desafios e ideias para melhorar ainda mais nosso cuidado com os pacientes. Reuniões assim nos lembram que, por trás dos protocolos, há pessoas comprometidas em fazer o melhor para nossas crianças", ressalta Jáder Canuto, farmacêutico clínico.

O Hospital Infantil Dra. Lúcia de Fátima Ribeiro Guimarães Sá é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) - uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil - por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x