Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

SIPAT 2024

Unidades realizam Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Data Publicação: 18/09/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho (SIPAT) é organizada pelos próprios colaboradores para conscientizar toda a equipe sobre a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Além de ser uma exigência da legislação brasileira, a SIPAT está entre as atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e visa fortalecer a cultura de segurança por meio de diversas atividades direcionadas aos profissionais. Com esse objetivo, diversos serviços de saúde realizaram eventos locais com palestras e outras atividades. Confira:

SÃO PAULO

UPA Vila Mariana: A Unidade promoveu palestras sobre compliance, com a divulgação de conteúdos do Manual de Conformidade Administrativa, Políticas e Princípios de Integridade, documento que contém as regras e procedimentos internos adotados pela SPDM/PAIS. Um dos tópicos abordados na ocasião foi o assédio no ambiente de trabalho, ressaltando a existência do Canal Confidencial para denúncias.

Pensando no bem estar presente e futuro, foram realizadas também, por fisioterapeutas, orientações sobre ergonomia.

Segundo Luiz Rafael, técnico de segurança do trabalho e presidente da CIPA, "A SIPAT é um evento de extrema importância para a conscientização, visando o bem-estar de todos e tornando o ambiente de trabalho mais seguro."

PRAIA GRANDE

UPA Dr. Charles Antunes Bechara: Nesta unidade, a SIPAT contou com palestras informativas sobre humanização, saúde emocional, segurança no trabalho e trabalho em equipe.

Também foram realizadas ações sobre o descarte correto de materiais biológicos, uso de adornos, e palestras sobre Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.

O Setembro Amarelo, movimento voltado para a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental foi outro dos temas abordados.

A equipe do SAMU participou do evento com treinamentos sobre primeiros socorros, ensinando a agir em situações de parada cardiorrespiratória (PCR), engasgo e convulsão.

"A ação foi de grande importância para conscientizar os profissionais sobre a proteção da saúde e da integridade física no ambiente de trabalho, reduzindo o risco de doenças ocupacionais e promovendo um ambiente mais seguro e saudável. A prevenção de acidentes também contribui para a redução de custos com afastamentos e tratamentos, além de aumentar a produtividade", afirmou Carina Celis, técnica de segurança do trabalho.

As UPAs Vila Mariana e Dr. Charles Antunes Bechara são Unidades das Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo e Praia Grande, respectivamente, e são gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x