Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Hospital Infantil de Fortaleza (HIF) realiza procedimento pela primeira vez

Extubação

Data Publicação: 26/05/2022

Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS

Alguns quadros de saúde podem exigir que a equipe hospitalar lance mão de medidas extremas, por conta da gravidade do caso e risco à vida do paciente. A intubação é uma dessas medidas, realizada em casos de insuficiência respiratória e outros problemas que envolvem as vias aéreas.

A intubação, como o nome sugere, consiste na inserção de um tubo na garganta do paciente de maneira a abrir espaço até o pulmão, garantindo a continuidade da respiração. Por conta de sua complexidade, o procedimento exige habilidade e concentração, além de conhecimento técnico impecável.

Se intubar requer atenção extrema, extubar (retirar o tubo) é tão ou mais complexo, visto que o procedimento é acompanhado pela expectativa da recuperação da respiração do paciente sem o auxílio do aparelho.

Motivo de Comemoração No Hospital Infantil Dra. Lúcia Ribeiro, em Fortaleza (CE), a equipe celebrou a primeira extubação realizada na unidade. Após apresentar estabilidade no quadro de saúde, o paciente A.B., de 5 meses, teve o tubo retirado com sucesso e pôde ir para casa após oito dias do procedimento.

A iniciativa merece destaque, uma vez que a intubação e extubação não são práticas constantes no HIF por se tratar de uma unidade que atende casos de média complexidade. No entanto, os procedimentos ocorreram no local pela necessidade urgente mediante desconforto respiratório intenso sofrido pelo pequeno paciente.

"(A extubação realizada) enche a equipe de orgulho. Enquanto direção, você percebe o crescimento da fisioterapia, e tem o outro lado: por mais que você tenha experiência, expertise e que seja especialista, você precisa compartilhar as ideias com os demais, senão, você não consegue avançar. O que nós vimos foi a vontade coletiva de ajudar o paciente. Estamos muito satisfeitos com isso!", comemora Assis Maia, diretor administrativo do HIF.

Devido ao feito bem-sucedido, a equipe de fisioterapeutas foi homenageada pelo Hospital, com direito a um registro formal de agradecimento e parabenização.

"É gratificante esse reconhecimento profissional. Nos tornamos uma família, cada um ajudando o outro. Nosso empenho é diário. Quero agradecer a todas as fisioterapeutas que estão comigo nessa jornada, em especial a fisioterapeuta Laila Dalia, que tem sido a nossa referência de fisioterapeuta intensivista. Obrigada pelos ensinamentos", reconhece Mirnis de Macedo, fisioterapeuta do HIF.

O Hospital Infantil de Fortaleza - Dra. Lúcia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.