Data Publicação: 26/05/2022
Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS
Para garantir o efeito esperado de um medicamento, é necessário utilizá-lo conforme indicado pelo médico, considerando a quantidade, horário e o período prescritos pelo profissional. Parece simples, mas quando se trata de uma pessoa cujo quadro de saúde exige grande quantidade de medicações com diferentes orientações quanto a sua administração, podem surgir dúvidas e dificuldades que talvez impactem no tratamento como um todo.
Diante desse cenário, a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar (EMAD) Vila das Mercês, em São Paulo, organiza visitas domiciliares do farmacêutico com os usuários cadastrados no serviço. Duas vezes por semana o profissional, cedido pela UBS Vila das Mercês e AMA Especialidades, acompanha os profissionais da EMAD nas visitas domiciliares para a elaboração de um plano de cuidado voltado para a administração medicamentosa mais adequada para cada paciente.
Durante as visitas, o profissional auxilia os usuários a organizarem as prescrições conforme horários mais apropriados e que garantem maior absorção pelo organismo, sempre levando em consideração suas particularidades e a de seus familiares/cuidadores.
apas O principal objetivo do farmacêutico dentro da EMAD é demonstrar a relevância que a orientação medicamentosa gera aos pacientes e seus cuidadores, além de proporcionar um uso racional dos medicamentos podendo, também, gerar impacto na fármaco-economia aspas, ressalta Solange Broggine, coordenadora de serviços de saúde da EMAD Vila das Mercês.
Além das orientações voltadas para os usuários, também são realizadas instruções para a Equipe, para capacitar os integrantes a respeito das interações medicamentosas, precipitações, reações adversas e efeitos colaterais.
aspasO conhecimento técnico do farmacêutico nos ajuda a optar pela melhor solução terapêutica adaptando as medicações, levando em consideração vias de administração, a posologia e suas interações medicamentosas, sem esquecer a realidade na qual o paciente está inserido, as dificuldades que são encontradas no dia a dia de familiares e cuidadores, buscando em conjunto um plano terapêutico que mais se encaixa no contexto domiciliar em cada caso aspas, relata Lis Utimi, médica clínica da EMAD Vila das Mercês.
A EMAD Parte integrante do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar é voltada para pacientes com doenças degenerativas, acamados, ou em cuidados paliativos que necessitam de cuidados substitutivos ou complementares à uma internação hospitalar. Para ser atendido, é necessário ser encaminhado por um serviço de saúde, seja Unidade Básica, Hospital, outra EMAD, Programa Acompanhante de Idosos, entre outros serviços do SUS. Após avaliação, o paciente sendo considerado elegível ao atendimento multiprofissional, será assistido pela equipe em seu domicílio
A EMAD Vila das Mercês é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.