Data Publicação: 20/08/2024
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Objetivo é oferecer suporte e melhorar a experiência de mães, bebês e suas famílias durante o atendimento na unidade.
No dia 28/08 é comemorado o Dia do Voluntariado. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data é uma forma de agradecer e reconhecer a importância do trabalho realizado por aqueles que se oferecem a prestar um serviço gratuito em prol da sociedade.
Entre os segmentos que são beneficiados pelo trabalho voluntário estão educação, meio ambiente, assistência social e alimentar e direitos humanos e saúde.
Em São Paulo, o Hospital Amparo Maternal conta com a atuação de doulas voluntárias, que oferecem às gestantes e puérperas uma presença amigável e acolhedora durante o parto e pós parto.
O objetivo é tornar o ambiente hospitalar ainda mais humanizado ao proporcionar conforto emocional às futuras mamães, reduzindo a ansiedade vivenciada durante esse importante momento da vida.
Na prática, o trabalho das doulas junto às pacientes consiste em:
Estar ao lado da mãe durante todo o trabalho de parto com gestos e palavras de encorajamento e motivação;
Oferecer um espaço seguro para a mãe expressar seus sentimentos, medos e preocupações;
Aplicar técnicas não farmacológicas de alívio da dor, como massagens, compressas quentes ou frias;
Promover a importância da amamentação e apoiar as mães nesse processo;
Apresentar a unidade para gestantes que desejam conhecer o serviço.
"Atualmente, minha função é visitar as mães em seus quartos, verificar se precisam de algo e entregar um presente das voluntárias para as mães que estão de alta. Acompanho também a visita guiada para que as futuras mães e pais conheçam as instalações e o atendimento do Hospital", relata Maria Tereza de Souza, doula voluntária.
"O serviço de voluntariado no Hospital Amparo Maternal desempenha um papel fundamental, especialmente no apoio emocional às pacientes. As voluntárias, carinhosamente chamadas de "rosinhas" (em alusão à cor do jaleco), são uma presença marcante e acolhedora, oferecendo não apenas serviços essenciais, mas também conforto e empatia", observa Dayane Ribeiro, especialista em ouvidoria do Hospital Amparo Maternal.
Os acompanhantes e familiares das pacientes também são contemplados pelo trabalho das doulas, por meio do apoio emocional para lidar com o estresse e as preocupações relacionadas à saúde da mãe e do bebê, além do incentivo ao envolvimento do parceiro no processo de parto e no cuidado com o recém-nascido.
"Cada gesto de cuidado, cada sorriso, e cada momento de atenção dedicado às pacientes fazem uma diferença enorme no dia a dia de todos. As `rosinhas" são mais do que voluntárias, são verdadeiras parceiras, que proporcionam uma rede de apoio emocional que complementa os cuidados na unidade. É gratificante compartilhar o que sei e aprender com elas, criando uma comunidade onde o apoio e o carinho são oferecidos de maneira genuína e desinteressada", ressalta Dayane.
Atualmente, o Hospital conta com 36 doulas, que atuam de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
"Me realizo na maternidade, onde me sinto muito bem recebida todos os dias, por toda a equipe do Hospital e, muito mais, pelas mãezinhas que, felizmente, posso ajudar com todo amor", declara Silvia Amato, voluntária no Hospital desde 2023.
"Minha dedicação a esta casa e a esta causa (voluntariado), já completou 20 anos. Muito aprendi, muito vou aprender. Obrigada, Hospital Amparo Maternal, por acolher as 'rosinhas' tão bem", finaliza Silvana Gavião, coordenadora do serviço de voluntariado.
O Hospital Amparo Maternal é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).
Como ser uma doula voluntária no Hospital Amparo Maternal?
Para ser uma doula voluntária no Hospital Amparo Maternal, é preciso comparecer pessoalmente na unidade ( Sala do Voluntariado ) e preencher a ficha de inscrição. Após avaliação inicial, a interessada poderá ser convidada para uma entrevista junto à coordenação do voluntariado e, se aprovada, ser inserida na rotina do serviço conforme necessidade da unidade hospitalar.