Data Publicação: 20/08/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
O objetivo foi capacitar os colaboradores a oferecerem um acolhimento mais sensível e de qualidade.
Em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Tatuapé realizou uma ação de conscientização e treinamento para os profissionais.
A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Prevenção à Violência (NPV) da unidade, teve como foco principal sensibilizar os profissionais sobre a relevância de um cuidado humanizado no atendimento às vítimas de violência, sejam elas mulheres, homens ou crianças.
Durante dois dias, a equipe da UPA Tatuapé participou de discussões sobre os canais de denúncia, as leis que protegem as vítimas e os procedimentos de encaminhamento para aqueles em situação de violência.
O objetivo foi capacitar os colaboradores a oferecerem um acolhimento mais sensível e eficaz, garantindo um atendimento de qualidade desde o momento em que as vítimas chegam à unidade.
A ação também enfatizou a importância de ampliar a percepção dos profissionais em relação aos diversos tipos de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, destacando a necessidade de um preenchimento correto das notificações de cada caso.
Segundo a gerente administrativa da UPA Tatuapé, Ana Altschuller, "a ação visou conscientizar e sensibilizar toda a equipe para um olhar mais acolhedor e humanizado em relação aos pacientes que sofreram algum tipo de violência".
Ana reforçou ainda o papel fundamental do Núcleo de Prevenção à Violência, que foi apresentado aos colaboradores, para garantir um atendimento estruturado e eficiente dentro da unidade.
"Como resultado, toda a equipe da UPA Tatuapé está mais alinhada aos fluxos internos de atendimento às vítimas de violência, o que permitirá um acolhimento mais adequado e humanizado", finalizou a gerente.
A unidade mencionada pertence à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e é gerenciada em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 361 unidades de saúde, estando presente também nos municípios de Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).