Data Publicação: 04/03/2022
Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS
O Programa Melhor em Casa é um sistema de tratamento médico hospitalar domiciliar indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do domicílio para atendimento em uma unidade de saúde ou, ainda, para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. Estes pacientes passam a ter visitas regulares de equipes multiprofissionais em suas próprias casas e recebem medicamentos e instrumentos necessários, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.
Em Fortaleza, o Programa Melhor em Casa iniciou suas atividades em janeiro de 2020 e presta serviço nas seis regionais da capital. Atualmente, realiza em torno de 17 visitas diárias e conta com uma média de 9.800 pacientes atendidos mensalmente por profissionais que fazem parte das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs), gerenciadas pela SPDM/PAIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Um dos objetivos do programa é promover a saúde bucal dos pacientes que necessitam de intervenção odontológica, realizando o atendimento assistencial e preventivo, como extração dentária, limpeza, obturações e até a moldagem para confecção de próteses.
"A nossa principal função no atendimento domiciliar é primar pela qualidade de vida e autoestima dos usuários, oferecendo cuidados orais que enfatizem o conforto deles, além de proporcionar um alívio da dor ou o não agravamento dos sintomas de lesões orais. Queremos que os pacientes desenvolvam uma rotina para manter a boca limpa e reduzir o mau hálito, além de melhorar a alimentação por meio da mastigação correta", explica Lívia Sousa Araújo, cirurgiã-dentista da EMAP, de Fortaleza.
Uma das pacientes acompanhadas em domicílio pela equipe multiprofissional do Programa Melhor em Casa é a Dona Lúcia Maria Melo, 69 anos. Desde setembro de 2020, ela recebe acompanhamento odontológico e seu esposo e cuidador, Francisco Martins Melo, 69 anos, reconhece que as orientações dadas pela dentista foram determinantes na mudança da rotina de higienização bucal, com treinamento de técnicas de escovação e utilização do fio dental.
"É muito bom poder ter atendimento de dentista em casa. Hoje, ela mesma [Dona Lúcia] escova os dentes. A dentista fez um momento comigo e com ela para ensinar a escovar melhor, mas sempre que vem e não está bom, ela chama a atenção para melhorar. Está sendo realmente muito bom", destaca Francisco.
De acordo com Lynus Vieira de Almeida, supervisor de Odontologia da SPDM/PAIS de Fortaleza, o Melhor em Casa promove a assistência humanizada e integral por meio de maior aproximação da equipe com o paciente e a família. "Esse modelo de atendimento garante a continuidade do acompanhamento no domicílio, assistindo o paciente e os familiares ao orientar e capacitar o cuidador para assumir alguns os cuidados, além de reduzir o tempo de internação hospitalar, as reinternações e consequentemente riscos impostos'", assegura.
Desde o início do Melhor em Casa, com o gerenciamento pela SPDM/PAIS, até dezembro de 2021, já foram realizados mais de 4.400 atendimentos odontológicos pelos profissionais do programa.