Data Publicação: 07/08/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
O treinamento focou no rápido reconhecimento de situações de urgência e emergência
O Projeto de Capacitação em Primeiros Socorros para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo e Diadema trouxe um novo nível de preparo para diversas equipes de saúde.
Voltado para Agentes Comunitários de Saúde, Acompanhantes Comunitários, Acompanhantes da Pessoa Idosa, Acompanhantes da Pessoa com Deficiência, Agentes de Promoção Ambiental, dentistas e outras categorias profissionais, o curso focou no rápido reconhecimento de situações de urgência e emergência e na implementação de ações de primeiros socorros.
"Situações de urgência e emergência podem ocorrer em qualquer lugar. Estar preparado para reconhecê-las e iniciar ações de primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa," afirma Gláucia Ferreira, especialista de educação em saúde da SPDM/PAIS.
O objetivo principal foi preparar os profissionais para atuar de forma eficiente até a chegada das equipes de atendimento pré-hospitalar.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre diversos temas, com destaque para atendimento a situações de engasgo, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva, reconhecimento de situações como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.
"A capacitação não só aprimorou suas habilidades técnicas, mas também reforçou a confiança em suas capacidades de resposta a emergências, promovendo um ambiente de saúde mais seguro para todos", ressalta Gláucia.
No total, participaram da capacitação 54 unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e 15 de Diadema, todas gerenciadas em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), que realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).