Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Reconhecimento em dobro

Maternidade Maria Amélia, no RJ, conquista prêmios pelos serviços à saúde da mulher e da criança

Data Publicação: 17/06/2024

Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA

Unidade de Saúde foi a única do município a receber as duas honrarias.

O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (HMMABH), da Prefeitura do Rio de Janeiro, gerenciado pela SPDM-PAIS recebeu dois prêmios em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à saúde de mulheres e crianças. Os títulos foram concedidos pela Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Medalha Amigo da Primeira Infância " é uma honraria concedida a pessoas ou a instituições que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento, à atenção, à proteção ou à garantia de direitos da primeira infância no País.

O prêmio Dr. Pinotti Hospital Amigo da Mulher " é concedido a entidades governamentais e não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

Todos os anos, em cada prêmio, cinco instituições/pessoas de todo o Brasil, são agraciadas. No Brasil, a Maternidade Maria Amélia foi a única unidade a conquistar os dois reconhecimentos em 2024.

"Tenho muito orgulho e honra de fazer parte desta equipe maravilhosa, que faz um trabalho primoroso e de modo acolhedor. É o reconhecimento e a certificação das Boas Práticas que realizamos diariamente na Maternidade. Realizamos muitos projetos sempre com a preocupação assistencial visando qualidade e o bem estar da mãe e do bebê. O respeito prevalece. Estou muito feliz, minha equipe merece as premiações pela dedicação e pelo trabalho competente que faz", comemorou a diretora Técnica, Ana Cristina Murai.

- Projetos de destaque

Com equipes assistenciais e administrativas capacitadas e treinadas, a Maternidade realiza várias iniciativas que visam acolher, apoiar, cuidar e respeitar as gestantes e seus bebês. Entre as que contribuíram para a conquista do reconhecimento estão: a mulher como protagonista no trabalho de parto e o respeito às suas vontades e direitos, 85% das pacientes utilizam metodologia não farmacológica para alívio da dor, realização de pré-natal de alto risco, visita à maternidade antes do parto e estímulo ao aleitamento materno.

Entre os serviços que beneficiam as crianças, a maternidade prioriza o contato pele a pele, realiza busca ativa das mães para que todos bebês nascidos na unidade tenham carteira (registro) civil e carteira (documento) de identidade, projeto Aconchego (roda de conversa com os pais de bebês da UTI/UI), realização de prontuário afetivo e ambulatório com diversas especialidades para acompanhamento da criança.

Mariana Camara Carneiro, mãe da recém-nascida Catarina, teve seu primeiro bebê na Maternidade Maria Amélia e relata como foi a experiência.

"Fomos muito bem acolhidos, desde o início e em todo o processo do parto tivemos uma atenção diferenciada e humanizada. A unidade proporcionou muito conforto a nós e a Catarina. Recebemos todas as orientações dos profissionais, que nos deram segurança tanto no parto, como na hospedagem. Estamos muito felizes de ter vivenciado esse momento num local que tem profissionais e um ambiente humanizado", disse a paciente.

A diretora de Projetos da SPDM-PAIS no Rio de Janeiro, Rosiane Nunes, enfatizou que as condecorações agregam ainda mais valor aos serviços oferecidos. "Com esses reconhecimentos, as pacientes têm a certeza de que a Maternidade oferece atendimento humanizado e acolhedor. Por isso, temos uma procura de gestantes de fora da região de referência. Ser escolha das gestantes, significa muito para nós, tudo isso pelo conjunto do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar", destaca.

- A Maternidade

Em 2023, a Maternidade realizou 4.136 partos e está localizada no centro do município do Rio de Janeiro. Com quatro andares, a unidade dispõe de 117 leitos, sendo 13 deles destinados à UTI neonatal, 22 à unidade intermediária, 8 leitos na unidade canguru, 74 leitos de obstetrícia, dos quais 12 são de apoio clínico. Além disso, há 15 salas de ambulatório.

Em janeiro de 2023, a Maternidade recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, uma honraria concedida pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa certificação foi obtida após a unidade cumprir os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, o programa Cuidado Amigo da Mulher (CAM), as diretrizes PRN, que garantem a presença dos pais como acompanhantes do bebê na UTI ou UI e NBCAL que prevê a não utilização de chupetas, bicos ou mamadeiras na instituição.

Nos últimos 12 anos, a Maternidade, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ajudou a trazer ao mundo mais de 56 mil "carioquinhas", sendo que 70% dos nascimentos ocorreram por meio de parto vaginal.

No ano passado, a unidade realizou 17.252 consultas de emergência, 13.743 consultas ambulatoriais, 7.076 internações e 17.106 exames, incluindo ecocardiogramas, ultrassonografias e cardiotocografias.

x