Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Arte e saúde

Serviços de saúde mental da região de Mooca/Aricanduva realizam Festival de Talentos

Data Publicação: 03/06/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O evento contou com apresentações de teatro, música e dança, além de atividades de promoção da saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo realizou um festival de música com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar da comunidade atendida na região de Mooca/Aricanduva.

A programação teve participação de profissionais e pacientes de toda a rede Mooca/Aricanduva.

O evento contou com uma série de apresentações culturais, incluindo peças de teatro, shows de música e performances de dança. Essas atividades foram planejadas para entreter e envolver a comunidade em um ambiente positivo e acolhedor, promovendo integração e apoio mútuo.

Um dos principais objetivos do festival foi promover um olhar integral para a saúde dos participantes. Para isso, foram realizadas também sessões de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como aromaterapia, auriculoterapia, ginástica laboral e zumba. Essas práticas são reconhecidas por seus benefícios na redução do estresse e melhoria do bem-estar geral, incentivando hábitos saudáveis e a busca por uma melhor qualidade de vida.

"Este evento trouxe a proposta do cuidado em liberdade, promovendo a construção de autonomia e cidadania para os usuários. Garantindo que eles tenham acesso a todos os serviços, não apenas de saúde, mas também de cultura e lazer. Esses eventos fortalecem os grupos, os profissionais e nos ajudam a combater os preconceitos, especialmente aqueles relacionados aos transtornos mentais", diz Giovanna Carminhoto, gerente do CAPS IJ Mooca.

O Festival proporcionou um impacto positivo na saúde mental e bem-estar dos participantes. As atividades integrativas e complementares ofereceram alternativas terapêuticas que podem ser incorporadas na rotina dos usuários, melhorando sua qualidade de vida.

"É interessante participar desse tipo de evento porque ele oferece práticas diferentes do nosso dia a dia, além de encontros com diversas unidades de saúde e abordagens variadas. Não se trata apenas de prevenção, mas também da promoção da saúde. A promoção à saúde desempenha um papel crucial no cuidado integral do paciente, seja na Saúde Primária, Secundária ou Terciária", acrescentou Thiago de Sá, profissional de Educação Física da UBS Belenzinho.

A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil " por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), realiza atualmente a gestão de 359 unidades de saúde, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x