Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Visita Internacional

UBSs Iguaçu e Fazenda da Juta 1 recebem visita de profissionais da Dinamarca

Data Publicação: 18/03/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Equipe conheceu iniciativas ambientais das unidades, que impactam positivamente a saúde pública

Profissionais da Prefeitura de Copenhague, capital da Dinamarca, realizaram uma visita às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Iguaçu e Fazenda da Juta 1, instituições gerenciadas pela SPDM/PAIS, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O objetivo da visita é estabelecer projetos focados em ações climáticas, com ênfase na gestão de resíduos.

Os profissionais dinamarqueses conheceram de perto iniciativas como o Projeto "Catadores Saudáveis", desenvolvido na UBS Iguaçu.

Iniciado em 2013 pelo Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), com uma resposta à presença expressiva de catadores de materiais recicláveis na região, que não estavam acessando os serviços de saúde disponíveis como: agendamento de consulta com médicos, vacina, saúde bucal, ações educativas, visitas PAVS e farmácia da UBS. O projeto visa garantir a saúde integral desses trabalhadores, reconhecendo a importância da saúde socioambiental.

Atualmente a unidade conta com 81 catadores de materiais recicláveis cadastrados pelas equipes Estratégia Saúde da Família (ESF).

Raimundo Soares da Silva, catador de recicláveis beneficiado pelo projeto, compartilhou sua experiência: "Eu criei meus filhos catando sucatas na rua. Eu conquistei e realizei muitos sonhos através da reciclagem. Tenho a consciência de que estou ajudando o meio ambiente e sendo ajudado com cuidados de saúde necessários."

O Programa tem como objetivo fortalecer a gestão intersetorial em questões ambientais com impacto sobre a saúde da população, envolvendo a promoção de atitudes voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental e à promoção e proteção da saúde da população.

Busca por soluções

A parceria entre profissionais da Dinamarca e as Unidades de Saúde de São Paulo possibilitará a abertura de portas para o compartilhamento de experiências e a busca por soluções conjuntas para os desafios das mudanças climáticas e da gestão de resíduos, contribuindo para cidades mais sustentáveis e saudáveis.

Na UBS Fazenda da Juta 1, a Comitiva da Dinamarca visitou o projeto "Quebrada Limpa", que tem como objetivo estimular a prática da separação de resíduos para reciclagem, empoderar a população sobre os canais governamentais disponíveis e conscientizar sobre a importância de evitar o descarte inadequado de resíduos em vias públicas.

Com uma metodologia que inclui visitas domiciliares ambientais e orientações em grupos, a iniciativa busca aumentar em 30% a adesão à coleta seletiva na comunidade.

Este foi o primeiro contato da comitiva dinamarquesa com as iniciativas em SP. A parceria está prevista para ser iniciada em 2025.

A escolha das UBSs demonstra o compromisso contínuo e necessário da SPDM/PAIS, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, com a promoção da saúde e a preservação ambiental, contribuindo para uma comunidade mais saudável e sustentável.

x