Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

UBS Comendador José

Gonzalez conquista certificação nacional de qualidade

Data Publicação: 18/03/2024

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

A instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Comendador José Gonzalez, localizada em São Paulo, conquistou uma das mais prestigiadas certificações de qualidade no Brasil.

A unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo é gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) " uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil.

A unidade recebeu, no dia 22 de dezembro de 2023, a acreditação ONA nível 1, que avalia minuciosamente a segurança do paciente e a excelência da assistência prestada.

Com um enfoque na segurança do paciente, a UBS Comendador José Gonzalez passou por uma avaliação rigorosa, conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e uma equipe de avaliadores capacitados pela ONA.

Essa avaliação buscou evidências de conformidade com os padrões estabelecidos no Manual Brasileiro de Acreditação em diversas áreas, incluindo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.

Entre os resultados alcançados, a unidade criou ferramentas e documentos que permitiram melhorias nos processos e benefícios para os pacientes atendidos.

"Foi uma experiência enriquecedora, um desafio repleto de aprendizado. Durante esse período, vivenciamos diversos sentimentos, desde a preocupação em entregar nosso melhor para a população até a felicidade com a certeza de que o diferencial foi o trabalho em equipe", afirmou o gerente da unidade, Fabio Sales.

A certificação da UBS é válida por dois anos e será acompanhada por avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção.

"Este é um momento de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo, SPDM/PAIS e seus stakeholders. A conquista desta certificação atesta nosso empenho na busca contínua pela melhoria da assistência em saúde, visando a segurança do paciente, a qualidade dos atendimentos e a resolutividade dos casos", destacou o coordenador de Processos e Qualidade na SPDM/PAIS, Michel Marciano.

A SPDM/PAIS realiza atualmente a gestão de 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).

x