Data Publicação: 18/03/2024
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Instituição foi habilitada com nível 1 por atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) obteve uma das mais prestigiadas certificações de qualidade na área da saúde no Brasil, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova York, localizada em São Paulo.
A unidade foi agraciada, no dia 22 de fevereiro, com a acreditação ONA nível 1, que avalia criteriosamente a segurança do paciente e a qualidade da assistência oferecida, levando em consideração os recursos disponíveis e a complexidade das operações.
O reconhecimento veio após uma minuciosa avaliação realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), juntamente com uma equipe de avaliadores certificados pela ONA, que buscaram evidências de conformidade em várias áreas, incluindo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.
Entre os pontos de destaque, a UBS Vila Nova York obteve reconhecimento na organização dos fluxos de trabalho e controles desenvolvidos pelos setores.
Sara Modesto, gerente da unidade, ressaltou a importância da Acreditação para a população. "Esses esforços são fundamentais para garantir a segurança das informações. Desta maneira, estamos nos organizando para levar aos nossos pacientes atendimento com mais qualidade, resolutividade e segurança".
Para a supervisora técnica da UBS, Yone Belforti de Sá, a conquista da certificação é de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo.
"Este reconhecimento reforça o esforço da SPDM/PAIS em priorizar a segurança, qualidade e efetividade dos cuidados prestados aos pacientes. Estamos determinados a manter esse padrão elevado, continuando a buscar aprimoramentos e inovações, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, que beneficiem a população", explica.
A UBS Vila Nova York, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e é gerenciada pela SPDM/PAIS, uma das maiores Organizações Sociais de Saúde do Brasil. Atualmente a instituição gerencia 357 unidades, estando presente nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), Diadema (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS).