Data Publicação: 23/02/2024
Redação: ANNA KARLA DE SOUSA LIMA
Unidade de saúde da Prefeitura de São Paulo será referência para mais de 25 mil pessoas
A Prefeitura de São Paulo realizou a entrega oficial das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Gumercindo Professora Jandira Massur, na sexta-feira (16/02/2024).
A unidade, que está sob administração da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/PAIS) desde novembro de 2023, será referência para uma população estimada em 25.473 pessoas.
Com 38 salas, incluindo consultórios, farmácia, salas de vacina, de coleta e de emergência, a mudança de prédio é resultado de pedidos dos moradores junto ao conselho gestor.
A unidade segue o modelo tradicional de atenção à saúde com atendimentos gratuitos e básicos voltados à prevenção, promoção e reabilitação dos pacientes e deverá atender uma média de 400 pessoas por dia.
Trata-se de um serviço completo que conta com uma equipe multiprofissional composta pelas seguintes áreas: clínica geral, ginecologia, pediatria, psiquiatria, enfermagem, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia e educação física.
"Trabalhar com atenção integral à saúde significa que todos devem receber cuidados de saúde que vão além de apenas tratar doenças. E essa é nossa missão, cuidar das pessoas nos aspectos social, familiar e cultural, em todos os lugares onde ela precisa de ajuda", explicou o diretor técnico corporativo, médico Jorge José Neto.
Além disso, a unidade conta com o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, que atende homens e mulheres acima de 60 anos, em situação de fragilidade e vulnerabilidade social.
"No PAI temos ainda uma equipe de enfermagem, médico geriatra e agentes que fazem esse acompanhamento da saúde dos nossos idosos", destacou a gerente da UBS, Karina Regina de Lima.
A UBS Vila Gumercindo é um dos 33 equipamentos de saúde, entre CAPS, CECCO, AMA e SRTs, que a SPDM/PAIS administra na região do Ipiranga, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.