Data Publicação: 11/12/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
A Unidade, que recebeu nível 1 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada.
A UBS V das Mercês, em São Paulo, recebeu no dia 31 de Outubro de 2023, a acreditação ONA nível 1, Acreditado - que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.
Com foco na segurança do paciente, a Unidade passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.
"A certificação de Acreditação ONA nível I conquistado pela UBS V das Mercês, é resultado do processo de trabalho em equipe, com muita dedicação, competência técnica, comunicação efetiva e apoio institucional da SPDM PAIS. Agora, nosso objetivo é buscar a melhoria contínua da qualidade em todos os processos técnicos assistenciais ofertados, com foco na segurança do usuário SUS na Atenção Primária à Saúde", disse Cleoni Oliveira, supervisora técnica da UBS V das Mercês.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma unidade de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que o serviço atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
"Foi um árduo trabalho em união de todos os colaboradores da UBS Vila das Mercês. Nossa encorajada equipe superou mais um desafio com empenho, companheirismo e certeza de que estávamos no caminho certo. Continuamos mantendo nosso serviço em constante melhoria para ascender a qualidade contínua da assistência da Atenção Primária em Saúde. Ademais, agradeço muito o apoio de todos os setores da SPDM-PAIS nessa vitória", complementa Marta Pedroso, gerente.
"Trata-se de um momento de extrema importância para a saúde pública do município de São Paulo, SPDM/PAIS e seus stakeholders. Nossa instituição está engajada para que possamos melhorar nossos resultados em todos os processos, sempre focando na segurança do paciente. Estamos felizes com o resultado e parabenizamos todos que atuaram de forma direta e indireta na construção de estratégias para o sistema de Gestão da Qualidade", finaliza Michel Marciano, coordenador de Processos e Qualidade na SPDM/PAIS.