Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Segurança do paciente em Praia Grande

Pacientes e acompanhantes como protagonistas do cuidado

Data Publicação: 08/12/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Em setembro, acontece o Dia Mundial da Segurança do Paciente (17/09), data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção dos serviços de saúde e da população para a prevenção de acidentes na assistência.

Em 2023, o tema definido pela OMS foi "engajamento de pacientes pela segurança do paciente", a fim de reforçar a importância do usuário participar ativamente de seu cuidado com o slogan "vamos fazer ouvir a voz dos pacientes".

Com base nessa temática, em Praia Grande (SP), os pacientes do Complexo Hospitalar Irmã Dulce (Hospital Irmã Dulce, UPA Samambaia e Pronto Socorro Central), seus acompanhantes e familiares foram orientados especificamente sobre o protocolo de identificação dos profissionais da assistência.

A gerente de enfermagem Rosali Monteiro informou que o paciente e seu acompanhante devem sempre solicitar ao profissional de saúde que se identifique e explique os procedimentos que serão realizados, como por exemplo aplicação de medicamentos e seus possíveis efeitos colaterais; aferição dos sinais vitais e controle de pressão arterial; boletim médico diário; exercícios de fisioterapia; visita de rotina do setor de SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) entre outras ações.

Para reforçar essa conduta, foram distribuídas plaquinhas com a mensagem "PARE! IDENTIFIQUE-SE!". Assim, o usuário, familiar e/ou acompanhante podem apresentá-la sempre que alguém da equipe se achegar para atendimento.

Além disso, foi realizada uma palestra voltada para os familiares e acompanhantes, orientando-os sobre a importância dos mesmos no processo do cuidar. No cuidado centrado no paciente e na família, determinamos os familiares como participação no cuidado e na tomada de decisões. O objetivo fundamental é promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos e das famílias e manter seu controle. Essa perspectiva baseia-se no reconhecimento de que pacientes e familiares como aliados essenciais para a qualidade e a segurança " não apenas nas interações diretas de cuidado, mas também na melhoria da qualidade, iniciativas de segurança, educação de profissionais de saúde, pesquisa, projeto de instalações e desenvolvimento de políticas.

"Esta ação tem como principal benefício promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente. A importância da correta identificação é evitar danos ao paciente, reduzindo as consequências negativas de um possível atendimento realizado de forma insegura. Tem como resultado melhor eficácia na prestação de atendimento seguro e humanizado, o qual tem como pilar a comunicação", comenta Rosali Monteiro, Gerente de Enfermagem

As unidades que compõem o Complexo Hospitalar Irmã Dulce são da Secretaria Municipal de Saúde de Praia Grande gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.