Data Publicação: 23/11/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a algum tipo de transtorno mental, como a depressão e o transtorno bipolar - por isso a necessidade de alertar a população sobre a importância de, para além da saúde física, cuidar da saúde mental.
Em São Paulo, a Supervisão Técnica de Saúde (STS) da região de Perus, organizou o Sarau A Vida Vale, com a oferta de dança circular, Liang Gong, Tai Chi Pai Lin, e Auriculoterapia - técnicas da medicina tradicional chinesa voltadas para o alívio de dores, estresse e ansiedade, entre outros benefícios.
Realizado ao ar livre, no Parque Anhanguera, o evento contou ainda com meditação guiada, exibição de vídeo sobre a prevenção do suicídio, apresentação de dança do ventre, canto coral e música ao vivo, além de encenação teatral sobre aparência versus realidade, provocando reflexões sobre o papel dos vínculos afetivos e relações na promoção da saúde e do bem-estar.
O público Infantojuvenil também foi alcançado pela ação, por meio de contação de histórias e pintura facial, e foram realizadas atividades de interação com o público, convidando os presentes a lerem em voz alta mensagens motivacionais e de valorização da vida.
"A saúde mental é para todos. Promoção, prevenção e cuidados devem perpassar todas as áreas de assistência, incluindo espaços comunitários em geral. Quando fazemos acontecer um evento como esse, estamos ampliando o olhar para o acolhimento e cuidado, além de oportunizar a todos os munícipes acesso, participação, escuta qualificada e produção de saúde", comenta Carla Vendler, gerente do CAPS Infantojuvenil II Perus.
Participaram do Sarau as seguintes unidades da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde: CAPS IJ II Perus, CAPS Adulto II Perus, PAI, AMA-E, CER e UBS Perus, e as UBS Caiuba, Recanto dos Humildes, Morada do Sol, Morro Doce, Parque Anhanguera e Jardim Rosinha.