Data Publicação: 30/10/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
Garantir a segurança do paciente, minimizando e prevenindo riscos à sua saúde é um dos pilares de atuação da SPDM/PAIS que, inclusive montou o Núcleo Institucional de Segurança do Paciente (NISP) para nortear e padronizar as ações em todos os serviços de saúde administrados pela Instituição em parceria com a gestão pública.
Partindo dessa premissa, a UPA Pirituba, em São Paulo, promoveu o I Simpósio de Segurança do Paciente, evento que abordou, por meio de palestras, capacitação e atividade interativa, diversos temas pertinentes à promoção de uma cultura que preze pela proteção do usuários em toda sua jornada no serviço de saúde, desde o acolhimento e abertura de ficha até a alta.
A programação do Simpósio, baseada nas Metas Internacionais de Segurança do Paciente*, contou com um treinamento sobre protocolos de atendimento a casos de Infarto Agudo do Miocárdio, quadro que pode levar à morte ou deixar graves sequelas se não receber assistência imediata. A capacitação, realizada gratuitamente pela Boehringer Ingelheim (grupo da indústria farmacêutica), faz parte da Sprint, iniciativa não promocional da empresa voltada para a capacitação dos profissionais da rede e o desenvolvimento de uma cultura de gestão com base em indicadores de qualidade, tendo como propósito a redução do impacto do IAM sobre mortalidade e hospitalização - segundo palavras da própria Boehringer.
A assistência farmacêutica foi outro tema abordado durante o evento, correspondendo à Meta Internacional 03 - Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Por meio de palestra, foi falado sobre os protocolos, fluxos e ações para evitar riscos no que diz respeito à administração de medicações dentro da UPA.
O brincar como estratégia educativa
Uma atividade lúdica e interativa baseada em um jogo de tabuleiro teve como intuito reforçar as Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Os participantes deveriam responder a determinadas perguntas e, quando acertassem, avançavam algumas casas do tabuleiro. O vencedor era quem chegasse primeiro ao final.
Prevenção da violência
O Simpósio contou anida com uma palestra educativa sobre a atuação do Núcleo de Prevenção da Violência (NPV) da UPA, com foco na prevenção da violência sexual. A explanação contou com orientações sobre os protocolos de acolhimento da vítima na unidade de saúde.
A UPA Pirituba é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
*Metas Internacionais de Segurança do Paciente:
1 - Identificar corretamente o paciente
2 - Melhorar a comunicação entre profissionais de saúde
3 - Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos
4 - Assegurar cirurgia em local de intervenção procedimentos e paciente corretos
5 - Higienizar as mãos para evitar infecções
6 - Reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão