Data Publicação: 08/02/2022
Redação: COMUNICAÇÃO - SPDM/PAIS
Na área da saúde, os meses do ano são marcados por cores que alertam sobre temas importantes. A cor que abre a primeira campanha de 2022 é o branco. Ela ilustra o tema da Saúde Mental em todo o país. Algumas unidades gerenciadas pela SPDM/PAIS realizaram atividades alusivas ao Janeiro Branco. Confira a seguir:
Hospital Municipal Pedro II (RJ) A campanha Janeiro Branco do Hospital Municipal Pedro II (HMPII) foi marcada pela realização de uma palestra sobre o tema "Cuidados na prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador", com o médico do trabalho da unidade, Bruno Aguiar. A atividade foi promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.
O palestrante abordou a saúde mental das pessoas que trabalham na área da saúde e mostrou o quanto é importante realizar atividades físicas e prezar por um sono de qualidade, por exemplo, para se manter sempre saudável.
"Janeiro é um mês de reflexão e projeção das nossas conquistas pessoais e profissionais. É como uma folha em branco, podemos desenhar e idealizar ações preventivas para a nossa saúde e um bom desenvolvimento do nosso trabalho", explica o médico.
"Iniciar o ano com uma palestra voltada para a saúde mental dos profissionais é de grande importância nesse momento com enfoque na promoção e prevenção da saúde", comenta Camila Pilatti, enfermeira do trabalho do HMPII.
Em Fortaleza Algumas unidades da capital cearense também realizaram palestras direcionadas aos funcionários para reforçar a importância do cuidado com a saúde mental e emocional. Durante os encontros foram debatidos temas como: O que é o Janeiro Branco?, o programa da saúde mental no Brasil, porque é importante cuidar da saúde mental?, como posso cuidar da minha saúde?,e a saúde mental do trabalhador brasileiro.
Para Stefany Ribeiro, organizadora das palestras, essa foi uma oportunidade de mostrar aos colegas que a saúde mental precisa ser tratada com prioridade nesse momento. "A pandemia trouxe muitas mudanças nas nossas vidas, em especial, dos profissionais da saúde que precisaram lidar com essas transformações do dia para a noite", destaca a analista de Desenvolvimento Organizacional Humano da base administrativa de Fortaleza.
"A SPDM/PAIS promoveu um evento de suma importância focado para nós colaboradores, conscientizando sobre a importância de cuidar não somente do externo, mas também do bem-estar psicológico. Foi um momento de bate papo muito proveitoso e satisfatório na Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, onde tivemos a oportunidade de compartilhar vivências e experiências", reconhece o assistente administrativo, Jefferson Araújo.
Os estabelecimentos citados no texto são unidades da Secretaria Municipal de Saúde dos seus respectivos municípios gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.