Data Publicação: 17/08/2023
Redação: SARAH MARMO AZZARI
O SUS tem em seu escopo de atuação as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), tratamentos não medicamentosos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir e/ou controlar diversas doenças, como depressão e hipertensão.
Entre as PICS existentes, estão a Auriculoterapia e sessões de relaxamento - práticas oferecidas pela UBS Vila Formosa II, em São Paulo.
A Auriculoterapia consiste na aplicação de sementes de mostardas em pontos da orelha que fazem ligação com determinados órgãos, e promete aliviar dores físicas e emocionais.
Os benefícios proporcionados pelas atividades mencionadas são diversos, entre eles a melhora de dores crônicas e alívio de sintomas de ansiedade e depressão. "Através desse grupo, consegui virar uma chave na minha cabeça, comecei a perceber que precisava cuidar mais de mim. Com isso, consegui passar pelo emagrecimento e cuidar mais da minha saúde mental", relata Ana Cristina de Silva, Agente Comunitária de Saúde e integrante do grupo.
A redução do uso de medicamentos também está associada às PICS: "As práticas integrativas conseguem reduzir o uso de medicamentos com novas alternativas de cuidado", comenta Rhayná Mathias, farmacêutica.
A participação no grupo, que acontece às quartas-feiras, às 15h, é aberta a quem quiser. Para mais informações, entre em contato com a recepção da Unidade no endereço: Rua Ouricuri, 455.
A UBS Vila Formosa II é uma Unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.