Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Hospital da Criança de Fortaleza

Mães são sensibilizadas sobre aleitamento materno

Data Publicação: 17/08/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro, em Fortaleza (CE), realizou uma palestra sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança, ressaltando os benefícios deste ato.

Segundo o Ministério da Saúde, o leite materno protege contra diarréias, infecções respiratórias e alergias. Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, além de reduzir a chance de desenvolver obesidade. Além disso, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo.

No decorrer do encontro, foram fornecidas orientações sobre a pega correta (a boca do bebê deve cobrir a aréola toda, não apenas o bico do seio), e apresentadas diferentes posições* possíveis para amamentar, além da tradicional (de frente, barriga com barriga, com o bebê):

Invertida (apoiando a cabeça do bebê com as mãos e colocando as perninhas por baixo da sua axila)

Cavaleiro (bebê sentado com as pernas abertas sobre sua coxa)

Deitada(de lado, com as pernas meio dobradas, com cabeça e costas apoiadas no travesseiro, sustente o pescoço e o tronco do bebê com o braço. Com a outra mão, faça uma prega em forma de "C" para que o bebê abocanhe a aréola de baixo para cima, com o queixo encostado no peito).

Além disso, foi ressaltada a não recomendação da amamentação cruzada (quando uma mãe amamenta o filho de outra pessoa) pelo risco de transmissão de doenças ao bebê.

A importância da doação de leite materno para aqueles cujas mães não podem amamentar por alguma questão de saúde, também foi abordada durante a apresentação.

"Foi muito importante compartilhar sobre a relevância da exclusividade do aleitamento materno para as mães lactantes. Como consultora de amamentação, percebo como traz impacto positivo entregar informação correta, o que traz segurança e apoio para as mães", disse Renata Késia, enfermeira em educação permanente.

Para salvar vidas

Orientações sobre como agir em caso de engasgo do bebê também foram disseminadas, com demonstrações práticas da Manobra de Heimlich*, procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho (tipicamente alimentos ou brinquedos).

O Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

*Para saber mais sobre diferentes posições para amamentar, copie e cole o link a seguir no seu navegador: https://www.tuasaude.com/posicao-correta-para-a-amamentacao/

*Copie e cole o link a seguir no seu navegador para conferir como agir em caso de engasgo do bebê: https://youtu.be/mE2kzCA-nJ0

x