Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Mês da luta contra as hepatites virais e tuberculose

UBS Vila Formosa II promove conscientização

Data Publicação: 15/08/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Como forma de conscientizar a população, a Unidade Básica de Saúde, Vila Formosa II, em São Paulo, promoveu uma ação sobre hepatite virais e tuberculose aos usuários que aguardavam por atendimento na sala de espera da Unidade. Os profissionais fizeram um alerta sobre os sinais e sintomas da hepatites e tuberculose, além de reforçar a importância de realizar o descarte correto dos perfurocortantes (objetos que contém bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar) na prevenção das hepatites B, C e D.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. É uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Já a Tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa atingir outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

A ação também pode orientar os usuários referente às doenças sexualemte transmissíveis com entrega de preservativos e hipoclorito conhecido popularmente como água sanitária ou lixívia, uma substância com ação desinfetante indicado para limpeza e desinfecção profunda de superfícies, para lavar frutas, verduras ou legumes, purificar a água para consumo humano ou matar as larvas do mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue, Zika e Chikungunya, por exemplo.

A UBS Vila Formosa II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x