Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Diadema qualifica profissionais para aplicação de vacina BCG

Equipe de enfermagem da rede municipal

Data Publicação: 12/07/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Com o intuito de ampliar a aplicação da vacina BCG no público infantil, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, por meio do Programa de Imunização, promoveu na manhã da última sexta-feira (7), uma capacitação para profissionais de enfermagem da rede municipal. A formação de novos BCGistas, como são chamados os profissionais habilitados na aplicação desta vacina, na Atenção Básica é importante para ampliar o acesso à vacina BCG que tem um processo de aplicação muito específico.

A capacitação foi ministrada por um Grupo Técnico, composto por três enfermeiros: Geralda Ocilane (do Hospital Municipal de Diadema), Gilvan Soares (UBS Piraporinha) e Vanessa de Assis (UBS Serraria) juntamente com a enfermeira Shirley Felix Cezario de Melo, que é a coordenadora do Programa Municipal de Imunização. "A capacitação abordou aspectos teóricos e práticos sobre a vacina BCG. Após a exposição, os treinandos fizeram uma prova teórica, e puderam simular a aplicação nos braços artesanais", explicou a profissional.

Ao todo, nove profissionais que atuam na rede participaram: sete atuam diretamente na ponta, abrangendo as UBSs Canhema e Nogueira que estavam sem BCGistas e as UBSs Casa Grande, Paineiras e Parque Real que tinham apenas um profissional aferido para aplicação dessa vacina; além disto, também participaram do treinamento um representante da Coordenação da Atenção Básica e uma supervisora da SPDM.

Shirley explica que o treinamento já trouxe os primeiros resultados. "Esses novos profissionais capacitados já iniciaram a prática nas UBSs esta semana, supervisionados pelos três monitores de BCG que temos no município".

Vem mais por aí

No próximo dia 11 de agosto, um grupo de profissionais do Hospital Estadual de Diadema (HED) vai participar da capacitação no prédio da SMS, onde fica a Vigilância em Saúde.

BCG

A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves de tuberculose e, ao longo do tempo, apresentou impacto positivo na redução da mortalidade infantil em todo o país por formas graves da doença.

Sua aplicação, em dose única, é recomendada para ser administradas aos bebês. É reconhecida por deixar uma cicatriz no braço que recebeu a aplicação. A vacina não é recomendada para crianças com mais de quatro anos de idade ou adultos, a não ser em caso de pessoas que convivam com quem tenha hanseníase.

Em 1° de julho de 1921, a descoberta da BCG foi anunciada pelos pesquisadores franceses Léon Charles Albert Calmette e Jean-Marie Camille Guérin, que nominaram com seus sobrenomes o bacilo de Calmette e Guérin (BCG), microrganismo bacteriano contido nesta vacina. Desde 1976 foi incluída no calendário vacinal brasileiro pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Vacinas de rotina

Para conhecer o cronograma completo de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes disponíveis no SUS, acesse https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/.

Por Tatiana Ferreira Foto: Adriana Horvath (vacinação infantil) e Divulgação PMD (capacitação em BCG)

Fonte: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-qualifica-profissionais-para-aplicacao-de-vacina-bcg/