Data Publicação: 20/06/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Medicamento é coisa séria. Uma dosagem errada, por exemplo, pode causar prejuízos à saúde ao invés da cura - daí a importância de sempre seguir as orientações do médico e do farmacêutico, além de sempre conferir as informações da bula.
Pensando nisso, a UBS Vila Moraes, em São Paulo, promove regularmente visitas domiciliares para informar os usuários sobre o uso racional de medicamentos e sanar eventuais dúvidas. O público-alvo da ação são os idosos, que em muitos casos precisam tomar um número considerável de medicações diariamente (quatro ou mais por dia) e que, por isso, apresentam dificuldades em administrar todas elas no que diz respeito a horário e dosagem.
"As visitas são realizadas para aqueles que necessitam de intervenções em saúde, principalmente os idosos, que utilizam diversos medicamentos e relatam dificuldades em organizar os medicamentos corretos nos respectivos horários, impactando seu tratamento, dificultando a estabilização clínica de uma pressão alta ou diabetes [por exemplo]", ressalta Ingrid Erbert, gerente.
Conduzida pela farmacêutica da UBS com o apoio de uma Agente Comunitária de Saúde (ACS), a ação conta também com a organização de todas as medicações em uma caixa com ilustrações para identificar o período da medicação prescrita (manhã/tarde/noite), e outras orientações de consumo, como: ingerir em jejum ou durante a refeição; com água ou outros líquidos.
"[...] Uma das estratégias que utilizamos é a entrega de caixas personalizadas que são adaptadas de acordo com as fragilidades individuais como: analfabetismo, deficiência visual ou cognitiva, ausência de suporte familiar, polifarmácia e a falta de adesão ao tratamento medicamentoso. A caixinha contém as medicações divididas de acordo com a prescrição e é apresentada de forma lúdica, com imagens que representem horários - sol, lua, refeição, objetos táteis como bolinhas de isopor coloridas. Nesse processo, oriento o paciente e acompanho se ele se adaptou e está realizando o uso correto das medicações prescritas", Mariana Fahl, farmacêutica.
No decorrer das visitas, que podem ser semanais, mensais ou bimestrais a depender da necessidade do usuário, a equipe também orienta sobre a importância da higiene pessoal, da exposição ao sol (na quantidade e período adequados), e de uma alimentação saudável. O fornecimento de dicas práticas para reduzir o risco de quedas na residência também faz parte da ação.
A UBS Vila Moraes é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.