Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Conscientização sobre a prevenção da Dengue

Ação em Fortaleza dissemina cuidados para evitar a proliferação do Aedes Aegypti

Data Publicação: 07/06/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Em Fortaleza (CE), o Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro realizou uma ação na entrada do pronto atendimento para orientar a população sobre o combate à dengue - já que estudos epidemiológicos apontam que, no município, neste período do ano, o mosquito tem uma maior capacidade reprodutiva.

A iniciativa contou com a distribuição de folhetos informativos e a exposição de uma maquete sobre a evolução do mosquito Aedes Aegypti, que transmite não só a dengue, mas também Chikungunya e Zika.

"Conhecer o ciclo evolutivo do Aedes aegypti é uma forma de prevenir a multiplicação das arboviroses. Além disso, a relevância que a conscientização traz à população, gera impacto para a diminuição dessas doenças", comenta Maria Nobre, técnica em segurança do trabalho.

Quanto ao combate ao mosquito transmissor das doenças, a principal orientação é nunca deixar água parada, porque seus ovos podem sobreviver por um ano no ambiente.

"É de suma relevância a conscientização sobre a prevenção das arboviroses para nós profissionais da saúde, bem como a população que reside nas proximidades do nosso Hospital", ressalta Michely Oliveira, enfermeira.

O Hospital Infantil Dra. Lucia Ribeiro é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde/Gov.br

x