Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Do lixo ao luxo

UBS Vila Formosa II realiza oficina de reaproveitamento de resíduos

Data Publicação: 06/06/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a UBS Vila Formosa II, em São Paulo, realizou uma oficina sobre a importância de reduzir a produção de resíduos, reutilizando-os e criando novos objetos.

Segundo o portal eCycle, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo no mundo e, mesmo assim, a reciclagem é muito baixa. De acordo com levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), com dados de 2018/2019, o país produz cerca de 55 trilhões de quilos de lixo por ano, valores que correspondem a cerca de 1,15 kg de lixo gerado diariamente por cada brasileiro, com porcentagem de lixo para a reciclagem de apenas 1,28% - daí a importância de orientar a população sobre o tema.

A ação foi realizada com o grupo de idosos da Unidade, que foram orientados a recolher materiais que seriam descartados de suas casas para levarem à UBS e transformá-los, durante a oficina, em instrumentos musicais.

Na ocasião, itens que seriam descartados viraram chocalhos, tambores e reco-recos, com direito à decoração personalizada feita com tinta, miçanga e outros adereços.

Além do conhecimento sobre o reaproveitamento de materiais, a ação proporcionou aos idosos a socialização, o estímulo à criatividade e o exercício de suas habilidades motoras finas.

"A atividade foi surpreendente desde o começo. Primeiro, os usuários aderiram muito bem à ideia e trouxeram diversos tipos de resíduos. Durante a atividade, pude perceber a empolgação deles, mesmo com a dificuldade de usar acessórios tão pequenos. E no final foi muito gratificante ver a alegria e orgulho por parte deles com o trabalho finalizado", ressalta Lidia Florencio, Agente de Promoção Ambiental (APA).

A UBS Vila Formosa II é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/dia-internacional-da-reciclagem-17-de-maio/

x