Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

SUStentando a Luta Antimanicomial

CECCO realiza evento no CEU Meninos

Data Publicação: 22/05/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Heliópolis, em São Paulo, realizou um evento no auditório do CEU Meninos, aberto ao público e com o tema "SUStentando a Luta" em referência à luta Antimanicomial, celebrada em 18/05. O encontro contou com a presença de serviços de (saúde, educação e comunitários) e de usuários destes serviços, que compartilharam suas histórias de vida e a importância de participar das oficinas oferecidas pelo CECCO.

A abertura do evento contou com a apresentação do grupo de música "Music Shake", composto por frequentadores do Centro, e com a exibição de um vídeo explicando o que é a Luta Antimanicomial.

Também foi exibido um vídeo sobre o que é o CECCO, demonstrando as diversas atividades realizadas no espaço, e foram realizados sorteios de brindes confeccionados pelos usuários do CECCO durante as oficinas culturais.

O evento contou ainda com apresentações de dança circular e dança sênior (com idosos).

Luta Antimanicomial no Brasil

O movimento antimanicomial se destaca pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. No fim da década de 70, muitos ativistas ligados à saúde denunciaram abusos dentro das instituições psiquiátricas, além das condições precarizadas de trabalho. Com isso, surgiram movimentos de trabalhadores de saúde mental que colocaram em evidência a necessidade de uma reforma psiquiátrica no Brasil.

O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) " que contou com a participação popular, inclusive de familiares de pacientes " e o Movimento Sanitário, foram dois dos maiores responsáveis por essa iniciativa.

Em 18 de Maio em 1987, foi realizado um encontro de grupos favoráveis a políticas antimanicomiais. Nesse encontro, surgiu a proposta de reformar o sistema psiquiátrico brasileiro. Pela relevância daquele encontro, a data de 18 de maio tornou-se o dia de Luta Antimanicomial, que consiste na substituição do modelo manicomial para o tratamento em liberdade de pessoas com transtornos mentais.

O que é o CECCO?

O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) é um serviço de extrema relevância para a história da saúde mental e tem como proposta favorecer a aproximação e promover a convivência entre todas as pessoas , sobretudo aquelas com transtornos mentais, com deficiências, idosos, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua, dentre outros.

As oficinas são a ferramenta e o principal modo de expressão do serviço, mas elas não se assemelham às escolas profissionalizantes, casas de cultura ou outros cursos técnicos, pois estão dirigidas à construção de novas relações e de convivência.

CECCO Heliópolis

Inaugurado em 2019 pela Secretaria Municipal de Saúde e gerenciado em parceria com a SPDM/PAIS desde 2020, o CECCO Heliópolis vem beneficiando a população local e também os usuários de territórios vizinhos ao oferecer cada vez mais atividades que visam a integração e a convivência.

O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Heliópolis conta com uma equipe de psicólogos, oficineiros, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.

Como participar das atividades?

Para participar não é necessário fazer inscrição prévia. O interessado precisa apenas dirigir-se à unidade, onde será apresentado às atividades, e posteriormente, inserido conforme avaliação da equipe técnica.

Para participar não é necessário fazer inscrição prévia. O interessado precisa apenas dirigir-se à unidade, onde será apresentado às atividades, e posteriormente, inserido conforme avaliação da equipe técnica.

Horário de funcionamento Segunda a sexta, das 8h às 17h

CECCO Heliópolis Av. Almirante Delamare, 3033 Tel.: (11) 2060-0376

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde

x