Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

UPA Mooca contra o assédio

CIPA promove treinamento sobre o tema

Data Publicação: 19/05/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

Desde março de 2023, todas as empresas, independente do porte ou segmento, passaram a ser obrigadas a fornecer treinamentos de combate ao assédio moral e sexual, além de disponibilizar canais internos para o recebimento de denúncias.

A obrigatoriedade aparece na Lei nº 14.457/2022, que atribui à CIPA a responsabilidade de combater o assédio e altera o nome da Comissão para CIPA + A (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio).

Diante disso, a CIPA da UPA Mooca, em São Paulo, realizou um treinamento sobre o tema, voltado para os funcionários de todos os setores. Na ocasião, foram divulgadas que atitudes configuram assédio moral e sexual; como deve ser realizada a denúncias desses casos; e como preveni-los.

"Foi um treinamento muito gratificante, importante para todos os funcionários, principalmente mulheres - mas também os homens (já que também pode haver assédio sobre os mesmos). O treinamento foi esclarecedor, e fomos orientados quanto ao respaldo da diretoria, isso faz uma grande diferença: quando se tem diretores apoiando a CIPA + A", ressalta Rodrigo Teixeira, técnico de enfermagem.

A UPA Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x