Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Envelhecimento LGBTQIA +

Pai Vila Formosa promove palestras de conscientização

Data Publicação: 11/05/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O processo de envelhecimento pode ser uma fase difícil, tanto por limitações físicas e mentais que eventualmente se instalam, quanto pelo preconceito direcionado aos idosos pelos mais jovens, que por vezes consideram os mais velhos como pessoas "dispensáveis".

Some-se a isso este mesmo idoso se identificar como membro da comunidade LGBTQIA + e a situação fica ainda mais delicada, pois esse público sofre com a hostilização pela orientação sexual e identidade de gênero, além de maior probabilidade de sofrer maus-tratos e discriminação, podendo ocasionar prejuízos à saúde física e mental.

Diante desse cenário, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) Vila Formosa, em São Paulo, realizou um evento sobre o envelhecimento do público LGBTQIA +, que contou com a participação da ONG Eternamente Sou com uma palestra sobre o tema.

Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que atua em prol das pessoas idosas LGBTQIA + por meio de serviços e projetos voltados ao atendimento psicossocial desta população.

O evento contou ainda com a declamação de Lorenzo Limon com uma poesia por Cordel "Envelhecer" e com o depoimento de Andrea Ferreira, Acompanhante de Idosos do PAI Vila Formosa, que pôde compartilhar sua vivência como mãe de um homem gay passando pelas fases de sua infância e adolescência.

O encontro, que aconteceu no CEU Carrão junto dos PAI's Vila Formosa, Mooca, Bertioga, Tatuapé e Pari que encerrou com uma leitura de cordel em homenagem aos profissionais do PAI, realizada por Lorenzo Zimon, homem trans cordelista e campeão do Mister Talento Trans 2022.

"Foi um dia muito lindo! Teve poesia, teve café, bolo, mas, principalmente, teve a possibilidade de falarmos sobre o trabalho da Associação Eternamente Sou, junto das pessoas LGBT+ idosas. Falar sobre diversidade enriquece todas as existências e é uma parte importante do nosso trabalho. Saímos todos fortalecidos! Foi uma linda experiência e rica, em todos os sentidos", comenta Luiz Baron, presidente da ONG Eternamente SOU.

O PAI Vila Formosa é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x