Data Publicação: 19/04/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Para aumentar a disseminação de informações sobre o autismo, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil II Perus, em São Paulo, promoveu um encontro no Parque Caieiras, com o intuito de estimular a realização de atividades lúdicas com crianças autistas de quatro a oito anos que frequentam a unidade.
O objetivo foi fazer com que os pais saíssem de casa com seus filhos, pois muitos evitam frequentar lugares públicos pelo medo do preconceito que os filhos podem sofrer e/ou por receio de não saber lidar com reações que o filho pode ter frente a diferentes estímulos como barulho, aglomeração de pessoas e quebra da rotina.
Diante disso, o CAPS IJ II Perus promoveu o passeio ao ar livre, a fim de apresentar outros ambientes aos pequenos, além de ampliar de espaços saudáveis e pertencimento aos espaços públicos do entorno.
No decorrer do encontro, além de terem a oportunidade de interação com outras crianças e de brincarem no parquinho, pais e filhos puderam apreciar um piquenique oferecido pela equipe para estimular as crianças a experimentarem alimentos diferentes, já que uma das características de toda criança autista pode ser a seletividade alimentar.
O incentivo ao contato com a natureza foi mais um dos objetivos do evento, já que ao ar livre a equipe pôde trabalhar com os pequenos questões sensoriais, como som, luz, textura, movimento, toque e sabores, estímulos que podem representar um desafio quando se trata de uma pessoa dentro do espectro autista.
"O trabalho do CAPS é muito importante para o que chamamos em nossos serviços de saúde de fortalecimento do protagonismo"de mostrar para os pais que independente da criança ter autismo, ela também pode estar nos espaços públicos, elas devem ocupar os espaços públicos e devem interagir com outras crianças, outros ambientes, não só a residência e as unidades de saúde. Essa ação trouxe a questão para que não só os pais, mas a sociedade consiga entender que conviver com uma criança autista não tem nenhum problema", comenta Fagner Erick, oficineiro do CAPS.
O CAPS Infantojuvenil II Perus é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.
Definição - Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros cinco anos de vida. As pessoas afetadas pelos TEAs frequentemente têm condições comórbidas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O nível intelectual varia muito de um caso para outro, variando de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.
Sintomas
De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos: Ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;
O paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;
Domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.
Tratamento
O autismo é um transtorno crônico, mas conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.
O CAPS
Para ser atendido em um CAPS IJ, não é necessário encaminhamento, basta comparecer à unidade mais próxima de sua residência para o devido acolhimento e informações sobre os próximos passos.
Copie o endereço abaixo em seu buscador para conferir a relação de CAPS no município de São Paulo: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=204204
Fontes: linhasdecuidado.saude.gov.br
Biblioteca Virtual em Saúde