Data Publicação: 31/03/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Em 24 de março acontece o Dia Mundial da Tuberculose e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Luiz Ernesto Mazzoni, em São Paulo, realizou orientações sobre os cuidados necessários para o tratamento da tuberculose para prevenir o contágio pelo bacilo de Koch, espécie de bactéria que causa a doença.
No decorrer da ação foram distribuídos panfletos informativos, e realizada a exposição de uma maquete na parte externa da UBS demonstrando a diferença entre um pulmão com a doença crônica e um completamente saudável.
"Idealizamos as abordagens na UBS, CCA e escolas visando sempre a promoção e prevenção da saúde da comunidade. Trabalhar e desenvolver maquetes é algo que buscamos desenvolver para chamarmos a atenção dos usuários e estudantes e assim atingirmos o maior número de pessoas", disse Patrícia Diana, agente de promoção ambiental
O que é Tuberculose?
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, acometendo outros órgãos do corpo causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. De acordo com o Ministério da Saúde, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por Tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.
Transmissão
A transmissão acontece por meio de gotículas expelidas durante a fala ou espirro de uma pessoa com a doença por meio de tosse, espirro ou fala.
Sintomas
Tosse por 3 semanas ou mais;
Febre vespertina;
Sudorese noturna;
Perda de peso;
Dor no peito;
Fadiga;
Para pessoas com estes sintomas, é recomendado que busquem pela UBS mais próxima para avaliação e realização de exame, através da coleta do escarro.
Caso seja positivo, recomenda-se iniciar o tratamento o mais rápido possível. Como tratar?
O tratamento, realizado gratuitamente pelo SUS por meio das Unidades Básicas, é à base de antibióticos e tem duração de seis meses. Realizando o tratamento de forma correta e sem interrupções, sua eficácia é de 100%. Tuberculose tem cura!
O tratamento irregular (quando o usuário interrompe no meio, por exemplo) pode resultar no desenvolvimento de uma Tuberculose resistente às drogas utilizadas e, portanto, mais difícil de ser tratada.
Como prevenir?
A principal maneira de prevenir-se contra a Tuberculose, é por meio da vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS.
Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a Tuberculose miliar, além da meningite.
Fontes: Ministério da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde