Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Inauguração do Centro Carioca do Olho

Unidade da SMS do Rio de janeiro será gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS

Data Publicação: 28/03/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O início do mês de fevereiro foi marcante para os moradores do Rio de Janeiro, que ganharam dois novos serviços de saúde: o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI) e o Centro Carioca do Olho (CCO), ambos localizados no Super Centro Carioca de Saúde, complexo que já contava com o Centro Carioca de Especialidades (CCE), inaugurado em outubro de 2022.

Anunciado pela prefeitura como o maior complexo de saúde pública da américa latina, o objetivo é zerar a fila do SISREG, sistema que organiza as vagas de exames e de consultas de especialidades dos usuários encaminhados pelos Centros Municipais de Saúde da Atenção Primária.

Com estrutura imponente de três blocos de quatro andares cada, o complexo conta com a atuação de 582 especialistas, e tem capacidade de realizar mais de 113 mil procedimentos por mês.

O CENTRO CARIOCA DO OLHO

O CCO é gerenciado pela SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde parceira da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A Instituição já atua no município há 14 anos, administrando Centros Municipais de Saúde, Clínicas da Família, o Hospital Municipal Pedro II/CER Santa Cruz, a Central de Regulação, o Hospital e Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda e o CER Centro.

"Participar desse projeto desde o início, com o acompanhamento da obra, as instalações dos equipamentos e contratações dos profissionais foi ímpar, com vários desafios, mas sempre com foco, carinho e cuidado no resultado da entrega para a população carioca, que merece todo o nosso respeito e dedicação. Realizar o gerenciamento e a operacionalização do Centro Carioca do Olho é muito gratificante, pois podemos comprovar e viver essa experiência de uma unidade de saúde diferenciada e bem estruturada para atendimento de consultas, procedimentos e entrega de medicamentos e óculos à população, 100% SUS", comenta Rosiane Nunes, diretora de projetos da SPDM/PAIS no Rio de Janeiro.

No CCO, a população carioca contará com consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina, oftalmopediatria. Com a ampla oferta destes serviços, a gestão pública municipal promete zerar a fila de espera de oftalmologia até julho deste ano.

"O CCO é um grande desafio para a SPDM/PAIS, dada a complexidade e especificidade deste Serviço. A elaboração do projeto e o acompanhamento da obra, exigiram meses de dedicação da equipe de engenharia local e do corporativo, que com o objetivo de que a conclusão da obra se desse dentro do menor prazo possível, estiveram presencialmente fiscalizando-a. O resultado de todo esse empenho já pode ser visto, pois agora a população conta com um serviço de excelência com equipe altamente capacitada", ressalta Jorge José Neto, Diretor Técnico da SPDM/PAIS.

O espaço dispõe ainda de uma ótica própria para que o usuário faça tudo no mesmo lugar: consulta com oftalmologista, exame e retirada de seus óculos.

"O Centro Carioca do Olho é uma unidade do Super Centro Carioca de Saúde que, além de realizar consultas e exames oftalmológicos, oferece para a população carioca medicamentos oftalmológicos e óculos gratuitos, assim como, em breve, possibilitará a realização de cirurgias de estrabismo, retina, catarata, pterígio, glaucoma, dentre outros procedimentos complexos. Com isso, essa nova unidade se propõe a reduzir as filas de espera nessa especialidade", informa Rodrigo Pegado, diretor do CCO.

E para um segundo momento, também passarão a ser realizados no local transplantes de córneas.

"No mais, podemos destacar o CCO como maior pólo assistencial oftalmológico da América Latina, com 37 consultórios e 10 salas de centro cirúrgico e capacidade de realizar 17.229 atendimentos por mês", finaliza Carolina Brandão, Responsável Técnica de Medicina da unidade.

x