Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

UBS Vila Formosa II contra a violência

Unidade comemora o Dia da Mulher com orientações ao público feminino

Data Publicação: 10/03/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

No dia 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos anos, mas que também serve de alerta para diversos problemas que possam envolver as mulheres, como: violência, assédio e feminicídios, entre outros.

E como forma de alertar o público feminino, a UBS Vila Formosa II, em São Paulo, realizou um evento com citações de histórias reais de violência e palestras sobre a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006), os tipos de violência existentes (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral), e divulgação de serviços de atendimento às vítimas, além de dicas do que fazer ao enfrentar uma agressão.

Violência contra mulher no Brasil

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a cada 15 segundos uma mulher sofre violência e uma é assassinada a cada 1h30. Infelizmente, muitos dos casos não chegam ao conhecimento do sistema de justiça por causa do medo ou pela dependência financeira da vítima para com seu agressor - daí a importância de acolher as vítimas e proporcionar um ambiente seguro para que ela consiga quebrar o ciclo da violência.

Casa Zizi

Representantes do Centro de Defesa e Convivência da Mulher - Casa Zizi estiveram presentes na ocasião para orientações e acolhimento aos presentes.

O serviço tem por objetivo apoiar mulheres em situação de violência doméstica por meio de atendimento:

Jurídico (fortalecimento e encaminhamentos);

Psicológico (fortalecimento da autoestima da mulher e encaminhamento);

Social (prevenção, conscientização de gênero, orientação e inclusão em projetos sociais);

Oficinas socioeducativas;

Oficinas de geração de renda;

Horário de Atendimento: segunda a quinta das 8h às 17h / sexta das 13h às 17h. A programação do evento, que foi realizado no Centro Cultural Vila Formosa, contou ainda com apresentações de Lian Gong (prática da Medicina Tradicional Chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo), coral, composto de mulheres 60 (um grupo aberto) dança do ventre e música ao vivo com voz e violão.

"Tive o prazer de fazer parte de um evento inspirador e emocionante para todas nós mulheres. Com muita alegria, palestrei sobre a importância da mulher, do autoconhecimento no processo de construção de identidade e sobre a necessidade de se cuidar para perceber possíveis mudanças no próprio corpo. Acredito ter contribuído de forma positiva reforçando a força da mulher e a importância do autoconhecimento", disse Karina Leal, enfermeira.

*Em casos de ser vítima ou presenciar situações de violência contra a mulher, entre em contato pelo 180 (Central de Atendimento à Mulher), a ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: https://www.gov.br

x