Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Programa de Atenção Integral à Saúde

Unidade promove conscientização sobre consumo excessivo de energia e água

Sustentabilidade na UPA Mooca

Data Publicação: 09/03/2023

Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA

O consumo consciente de energia elétrica e de água costuma fazer bem ao bolso e ao planeta. Além de não pesar na vida de muitos, o uso responsável desses recursos reduz o desperdício e contribui para a preservação do meio ambiente.

A UPA Mooca, com o intuito de sensibilizar os colaboradores sobre o tema, inseriu adesivos próximos às torneiras e aos interruptores, reforçando a necessidade de economia de água e luz.

Além disso, os profissionais também foram orientados sobre a importância de descartar os resíduos de forma correta, separando os itens comuns dos recicláveis. Foi feita uma verificação por departamento, que identificou a necessidade de mudança das lixeiras dos setores administrativos, de recipiente comum para reciclável. Isso porque o material gerado nesses locais é, em grande parte, papel e plástico.

"São importantes ações desse tipo, pois fortalecem as questões sobre práticas sustentáveis dentro das unidades e mostra para os colaboradores que eles podem levar esse aprendizado para dentro de suas residências. Esperamos obter a queda no consumo de energia e água, e uma diminuição de resíduo comum, pois o que era jogado na lixeira de resíduo comum, nos setores administrativos, agora irá para a reciclável", diz Camila Silva, técnica em segurança do trabalho.

A UPA Mooca é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.

x