Data Publicação: 24/01/2023
Redação: RAFHAELA MARTINS PEREIRA
Por iniciativa da Segurança no Trabalho, a UPA Vila Mariana, em São Paulo, realizou um curso de capacitação de Cipeiros. O treinamento contou com parte teórica com apresentação das principais normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Como forma de envolver os cipeiros durante a formação, foi também elaborada uma dinâmica de grupo para o mapeamento dos principais agentes de riscos dos setores da Unidade.
O intuito do curso foi capacitar os cipeiros para a prevenção de possíveis incidentes que possam ocorrer dentro de cada setor, além de enfatizar a importância de envolver as equipes para resultar na redução de acidentes e/ou quase acidentes.
"Acredito que o evento tenha extrema importância na prevenção e diminuição de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho com ações preventivas. Referente ao curso, achei muito bom e com um conteúdo excelente", diz Thais Araújo, auxiliar administrativa.
É sabido que as possibilidades de ocorrer um acidente de trabalho são várias, o que exige o comprometimento das instituições em cuidar cada vez mais da saúde dos funcionários, afinal, essa responsabilidade é prevista em lei, bem como os direitos do profissional acidentado, conforme garantido pela CLT.
Segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT), nos últimos dez anos, entre os anos de 2012 e 2021, ocorreram 22.954 mortes no mercado de trabalho formal registradas no Brasil - por este motivo é recomendável que as organizações implantem ações de prevenção e orientem os funcionários sobre a importância do autocuidado, visando sempre à saúde e o bem-estar de todos.
A UPA Vila Mariana é uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada em parceria com a SPDM/PAIS, Organização Social de Saúde.